LED para Lanternas de Mergulho

Lanterna desmontada com o novo led - Foto: Clécio Mayrink

O mergulho tem crescido e avançado dia-a-dia, e a iluminação subaquática não têm ficado atrás. Nos últimos tempos, apareceram lâmpadas de Kripton, Halógenas, posteriormente as lâmpadas de Xenon, as HID´s e agora o Led.

Led1Comparando todas elas, o Led, que na verdade não é uma lâmpada e sim, um diodo emissor de luz, é infinitamente vantajoso ao mergulhador.

Atualmente os Led´s brancos emitem boa luminosidade e estão sendo trocados pelas lâmpadas tradicionais. Veja a tabela comparativa abaixo:

  • Cada Led possui uma vida útil de 10.000 horas;
  • Resistente a impactos e não quebra como as lâmpadas normais;
  • Consumo baixo da bateria, trazendo uma autonomia de luz de até 30 horas conforme a lanterna;
  • Troca da lâmpada comum pelo Led sem dificuldades;
  • Grande potência;
  • Luz branca.

Led2Recentemente a empresa Led Fácil entrou no mercado e está trazendo um modelo de Led destinado as lanternas dos mergulhadores e fotógrafos sub.

O modelo “Sub” da linha Led Fácil, possui um corpo similar ao das lâmpadas normalmente utilizadas nas lanternas de mergulho, não requerendo a troca do item por um técnico especializado. Basta remover a lâmpada existente em sua lanterna pelo Led, e automaticamente a lanterna passa a funcionar sem problemas.

Led5Testes

A equipe do Brasil Mergulho foi convidada para participar de um evento de apresentação do produto, e ficamos satisfeitos com os resultados demonstrados.

A troca é realmente simples, não existe o problema do contato direto com as mãos, como é o caso das lâmpadas tradicionais que acabam queimando, e os Led apresentados funcionam com uma boa margem de variação de tensão entre 2.8 e 12 volts, atendendo a todos os modelos de lanternas comercializados no mercado.

Recebemos 5 Led´s e realizamos alguns testes com dois modelos de lanternas de mergulho, e o resultado foi muito satisfatório, tanto, que acabei ficando com eles.

No caso da fotografia, é uma boa recomendação para aqueles que acabam perdendo muito tempo realizando a focagem do objeto a ser fotografado. Usando o Led como iluminação de Led3suas lanternas, você coloca as pilhas e esquece a lanterna ligada, pois o consumo é tão baixo que as pilhas durarão horas em uso contínuo.

Quanto ao custo, durante a apresentação nos foi passado o valor de R$ 50, o que não é nada, se formos comparar com a vida útil deste produto (10.000 horas de vida). Ele não quebra e o custo é muito compatível com as lâmpadas comercializadas no mercado.

Fica aí uma excelente recomendação para aqueles que utilizam suas lanternas de mergulho no meio submarino.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.