Lift Bags X Marking Bags (Salsichão) e Deco Markers

Marking Bag se destaca em relação ao Lift Bag - Foto: Clécio Mayrink

Lift Bags

Muitos mergulhadores utilizam o Lift Bag (também é conhecido como Bolsas de Elevação) para recuperar objetos e levá-los para superfície. Para enchê-los, utilizamos o gás contido nos cilindros de mergulho, fazendo com que o Lift Bag infle e vire uma boia, indo direto para a superfície. À medida que o Lift Bag sobe, o ar em expansão faz escapar o excesso pela abertura em sua parte inferior.

Normalmente esse equipamento possui uma válvula de descarga, permitindo ao mergulhador controlar a velocidade de subida, para que o equipamento não suba de forma descontrolada e mantendo em segurança a carga dos objetos transportados para a superfície.

De uns anos para cá muitos mergulhadores passaram a usar o Lift Bag como forma de sinalização para a embarcação de apoio, principalmente nas paradas descompressivas, pois alcançando a superfície, a tripulação da embarcação consegue avistá-lo e fazer o monitoramento do mergulhador na água.

Outra possibilidade, é que o Lift Bag pode ser usado como alternativa de flutuabilidade ao mergulhador técnico, caso ele tenha algum problema com sua asa, por exemplo. Ele clipa o Lift Bag em um D-Ring, faz o enchimento e controla a subida pela válvula de exaustão. Um procedimento que requer treino.

Apesar dessas vantagens, existem alguns problemas com o uso do Lift Bag como dispositivo de marcação. Sem uma carga pesada e ao atingir a superfície, o Lift Bag muitas vezes tende a dobrar e ter a possibilidade de esvaziar, perdendo o que mais se deseja: Sinalizar o posicionamento do mergulhador para a equipe de superfície.

Outro aspecto é quanto às dimensões. Normalmente os Lift Bags não são muito grandes, principalmente na horizontal. Eles se projetam pouco para fora d’água, tornando mais difícil a visualização a longas distâncias.

Equipe dando apoio a mergulhadores durante a descompressão à deriva – Foto: Clécio Mayrink

Marking Bag e Deco Marker

Os Marking Bags, também conhecidos como Salsichão, tornaram-se uma alternativa popular e facilitam a localização do mergulhador às grandes distâncias. Por concepção, os Marking Bags se prolongam muito mais na superfície da água que os Lift Bags, facilitando a sua localização e visualização.

Não foram concebidos para içar objetos, pois o nylon usado é mais fino e menos resistente que o nylon utilizado na fabricação dos Lift Bags.

Já os Deco Markers são oriundos dos Marking Bags e possuem um formato bem próximo, e nada mais são, que um Marking Bag com nylon reforçado, além de algumas poucas modificações. Normalmente são usados por mergulhadores técnicos para informar sua localização e ajudar na estabilidade durante o procedimento de descompressão.

No mercado encontramos Marking Bags e Deco Markers com fundo aberto ou fechado.

Modelos com fundo aberto precisam ser cheios com o gás dos cilindros, colocando o regulador abaixo da abertura inferior e pressionando o botão de purga do regulador.

Já o modelo com fundo fechado, é cheio pelo próprio mergulhador ou com o gás do cilindro de mergulho, através de uma mangueira com adaptador. Neste caso, normalmente há uma válvula de segurança para evitar o excesso de gás no interior do equipamento, permitindo que ele seja solto ainda no fundo pelo mergulhador.

Em todos os casos, o equipamento precisa ser mantido em pé em relação à água, caso contrário, ele tombará perdendo sua eficácia.

Marking Bag

Recomendações

A utilização do Lift Bag e do Deco Marker requer um treinamento básico para que o mergulhador possa utilizá-los de forma correta e adequada para cada necessidade.

Não são raros os casos onde o mergulhador libera um Lift Bag / Deco Marker para a superfície e acabar perdendo os equipamentos por soltá-los a uma profundidade maior que o comprimento do cabo da spool.

Quanto ao Marking Bag, acredito que ele deveria ser um equipamento obrigatório para todos os mergulhadores, pois de fato, ele ajuda muito na localização de mergulhadores perdidos, além de ser um equipamento extremamente simples de usar.

Recentemente alguns mergulhadores foram pegos por uma corrente forte na Flórida, e foram localizados mais facilmente por estarem utilizando o Marking Bag na cor amarela. Assistindo ao vídeo abaixo, é possível perceber o quanto o equipamento fez diferença na localização desses mergulhadores, mas repare que os mergulhadores sem o dispositivo, pouco chamam a atenção na água.

PBSO Marine and Aviation Units Rescued Missing Divers.

PBSO Marine and Aviation Units Rescued Missing Divers this Morning. Shortly after 10:00 am this morning, seven divers separated from a commercial dive boat out of Jupiter. Two divers were immediately located and transported to the local marina. The other five divers were found a few miles away by PBSO Aviation pilot. The pilot led the Marine Unit deputies to the five outstanding divers. A short time later the dive boat arrived and all five divers successfully reentered the vessel.

Posted by PBSO – Palm Beach County Sheriff's Office on Wednesday, May 24, 2017

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.