Little River – O quintal dos mergulhadores de cavernas

Foto: Vlada Dekina

Quem nunca sonhou em ter próximo de casa, um local de mergulho, para desestressar e esquecer o corre-corre do dia-a-dia ?

Pra quem mora na região norte do estado da Flórida, nos Estados Unidos, e é praticante do mergulho em caverna, sabe muito bem o que é isso, face a grande quantidade de cavernas existentes na região e fácil acesso às mesmas.

Uma delas é Little River, que está localizada em um parque público, onde o mergulhador tem livre acesso ao ponto de mergulho, bastando apenas estacionar o carro, se equipar e mergulhar.

Mas como tudo na vida tem o seu preço, e Little River não poderia ser diferente. Para se chegar até o ponto de partida do mergulho, o mergulhador precisa descer uma escadaria. Até aí tudo bem, afinal de contas, já estamos acostumados a carregar peso, mas o maior problema, é no retorno quando estamos cansados, o que complica um pouco.

Tirando esse lado ruim, o mergulho é diferente, emocionante e inesquecível.

A caverna possui um fluxo d´água, que jorra em direção a saída da caverna, que por sinal, sai diretamente no principal rio da região, o Rio Suwannee, com sua água marrom escuro.

A água da caverna é extremamente clara e límpida, proveniente das chuvas na região que caem na terra e são purificadas pelo calcário presente no solo da região.

Durante a penetração na caverna, avistamos maravilhosas formações calcáreas, como um verdadeiro queijo suíço alaranjado, onde em alguns locais, encontramos verdadeiros “espelhos” no teto, que são o acúmulo de bolhas liberadas pelos mergulhadores.

Há um cabeamento destinado aos mergulhadores de caverna, no entanto, é uma caverna destinada aos mergulhadores de caverna com boa experiência, caso tenham a intenção de visitá-la sem um guia local.

Little River constituída principalmente por um túnel principal, com alguns dutos. No caminho para o “corte”, mergulhadores têm a opção sair do cabo principal. Aos 270m de penetração, o mergulhador pode escolher o conduto para seguir, sendo o da serpente ou do carrossel.

Essa caverna é um exemplo de formação de caverna freática. As paredes lisas tendem a ser esculpidos pelo milenar fluxo d´água, que trazem interessantes formações de todas as formas imagináveis. O fluxo é geralmente elevado, mas permite você a oportunidade de derivar vagarosamente, enquanto aprecia as belezas naturais, durante o retorno.

É preciso estar muito atento ao cabo, fluxo d´água, condutos e profundidades durante o mergulho. Por lá, não é difícil entrar em descompressão, pois os condutos são longos e não tão rasos.

Como chegar

Little River está localizada ao norte da cidade de Branford. Para se chegar até o local, diga até 3.1 milhas norte pela US highway 129. Vire à esquerda na 248 e siga 1.8 milhas, e você chegará no parque.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.