Live Aboard Enterprise – Conforto e mergulhos em Angra dos Reis e Ilha Grande

Foto: Clécio Mayrink

Quem não gosta de sair para mergulhar utilizando uma embarcação grande, espaçosa e confortável ?

Melhor ainda, com recarga a bordo e com uma cozinha internacional.

Encontramos isso no Live Aboard Enterprise, da Atlantis Divers, que sai da cidade de Paraty-RJ e realiza as operações de mergulho na região de Angra dos Reis e Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.

Estrutura

O Enterprise é uma embarcação com 23m de comprimento, 8 cabines e 3 andares, sendo o último deles, um grande solarium com espreguiçadeiras onde é possível pegar um sol entre um mergulho e outro, ou então, aproveitar o luar durante a noite e reunir com os amigos.

A embarcação possui capacidade para 24 mergulhadores e tem uma estabilidade incrível, permitindo uma navegação muito mais confortável e tranquila.

Acabei visitando duas vezes a estrutura para conhecer a operação em si, saindo da cidade de São Paulo bem tarde da noite e alcançando a marina onde se encontra o Live Aboard pela madrugada, sendo recebido pela coordenadora dos mergulhos que me ajudou com as malas de equipamentos e me apresentou a cabine.

Apesar de chegar durante a madrugada, resolvi ir ao salão superior para fazer um rápido lanche. Aliás, o mergulhador pode fazer um lanche rápido a qualquer hora do dia ou da noite.

Operação

No dia seguinte todos os mergulhadores já haviam chegado, pois como não era um grupo de uma escola de mergulho, a turma acabou chegando em pequenos grupos e em horários diferentes.

Bem cedinho o Enterprise partiu em direção à Ilha Grande e fomos tomando um generoso café da manhã, enquanto navegávamos pela belíssima Baía da Ilha Grande.

Alcançando o primeiro ponto de mergulho, novas instruções de segurança foram dadas e fomos mergulhar.

No primeiro dia foram três mergulhos, incluindo um noturno. O capitão escolheu uma das baías da Ilha Grande para que a embarcação baixasse âncoras e dormíssemos por ali. Na manhã seguinte, tivemos um lindo amanhecer da Ilha Grande, com suas belezas naturais indescritíveis, além daquele silêncio e paz típica do local. Uma visão realmente bonita e inesquecível, que nos faz relaxar e esquecer de todo o caos das cidades grandes.

Nesse segundo dia de mergulho, realizamos outros três mergulhos que também incluíram naufrágios da ilha Grande, aproveitando toda a tranquilidade e comodidade que o Enterprise pode oferecer.

No início da tarde do domingo iniciamos o regresso para a marina em Paraty enquanto todos almoçavam e trocavam experiências, não sendo perceptível que estávamos navegando de volta para casa, e tudo isso, com todos de banho tomado, equipamentos arrumados e tudo pronto para um regresso tranquilo para casa.

Não posso deixar de citar, que os chefs do Enterprise são sempre lembrados pelos mergulhadores em razão da maravilhosa comida apresentada, então, comer bem é um aspecto que você não precisa se preocupar.

Porque Live Aboard ?

Acredito que a primeira palavra relacionada ao Live Aboard chama-se “conforto”.

Você se dirige até o ponto de mergulho com todo o espaço e comodidade que as pequenas embarcações não oferecem.

Após o mergulho, é possível tomar um banho quente, trocar de roupa e se alimentar com todo o conforto.

É possível descansar entre os mergulhos e a navegação é muito mais agradável do que em uma embarcação pequena. Você literalmente terá um grande conforto, descanso e aproveitamento incomparável.

As Operações

Você pode mergulhar com a equipe do Enterprise em qualquer época do ano, desde que haja vagas. Muitas escolas reservam as vagas com antecedência, mas você pode agendar os mergulhos diretamente com a equipe do Enterprise ou indo em grupo com alguma escola de mergulho.

Todas as cabines possuem banheiro com chuveiro e água quente, além de um pequeno armário e ar-condicionado, trazendo uma comodidade total.

A praça de mergulho, local onde todos se equipam, possui um enorme banco com os cilindros na posição vertical, facilitando a colocação e remoção dos equipamentos pelo mergulhador, além do acesso fácil até a água. No retorno, as escadas são largas e seguras.

O espaço da embarcação é realmente muito grande, cabendo todas as malas e bolsas de mergulho de todos.

Normalmente as operações do Enterprise são realizadas no interior da Baía da Ilha Grande, mas agendando com antecedência e com condições favoráveis, é possível realizar uma operação nos pontos na parte de fora da Ilha Grande.

Minhas experiências foram muito agradáveis, com mergulhos variados, com todo conforto e atendimento muito bom, e não é à toa que o Enteprise é considerado um dos melhores Live Aboards do país, se não for o melhor.

Mais informações podem ser obtidas no site www.atlantisdivers.com.br

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.