Mapa de ruas do mundo em suas mãos

Falar sobre mapa de ruas do mundo, é falar sobre um assunto que não envolve o mergulho…

Bem, mais ou menos, pois todo mergulhador viaja para mergulhar e certamente não vai querer ficar perdido em uma cidade pouco conhecida.

Recentemente estive no Uruguai à turismo, e andei buscando antes da viagem, por algum mapa com pontos turísticos, e foi quando me deparei com uma ferramenta disponível na Apple Store bem interessante…

Apesar do nome bem feio, o Gaia GPS, ele é uma ferramenta que pode tirar o mergulhador de uma “roubada” e orientá-lo facilmente tendo em mãos, um telefone celular iPhone, ou um iPad / iPod Touch com GPS Bluetooth. E antes que eu esqueça, ele também funciona em celulares com sistema operacional Android.

Este software permite você selecionar a área desejada e fazer um download de todos os mapas de ruas para o seu aparelho, permitindo que se oriente sem que haja uma conexão de internet móvel, também conhecido como modo off-line. Com isso, você têm em mãos, o mapa de todas as ruas cadastradas da região baixada, assim como, a identificação de pontos turísticos da localidade.

Se você possuir um acesso de internet móvel, não será necessário baixar os mapas e a visualização deles poderá ser feita em tempo real, apesar de não recomendável, tendo em vista que a nossa internet móvel é bastante ruim e os mapas não são tão pesados. O mapa completo de ruas da capital de São Paulo, por exemplo, não alcançam os 300 Mb.

Através do GPS, você identifica a sua posição no mapa e poderá seguir até um destino se orientando pelo mapa baixado pelo seu aparelho portátil, não dependendo de mapas de papel, guias e coisas do tipo.

É claro que tendo um guia em forma de gente para nos levar até os locais, é sempre muito bom e mais rápido, mas e quando não se tem um disponível ?

E quando bate aquela sensação de que você está sendo enrolado pelo taxista, tendo a impressão de que ele está dando “voltinhas” pra ganhar um à mais no taxímetro ?

Apesar de um amigo meu ser enrolado por um taxista em São Paulo, dando volta três vezes num grande quarteirão, é claro que não podemos generalizar, mas se podemos ter uma garantia à mais, ela é sempre bem-vinda.

Na época em que baixei o software, infelizmente não consegui mergulhar e a ferramenta me ajudou bastante na busca de pontos turísticos próximos a minha localização.

Como baixá-lo

O programa Gaia GPS é gratuito, contudo, para se ter acesso à todos os mapas e poder realizar o download, é preciso pagar U$ 7 para obter a versão completa.

Levando em consideração que qualquer revista de qualidade custa mais que R$ 10 nas bancas, U$ 7 ou R$ 11 ao câmbio de hoje, não é nada, não concorda ?

Mais informações podem ser obtidas através do site do software ou através da Apple Store da Apple.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.