Máscara com snorkel integrado e quase um acidente

Máscara com snorkel integrado

O mergulhador Wilson Mendes, residente em Caldas, Minas Gerais, passou por um grande sufoco enquanto seu filho usava um modelo de máscara com snorkel integrado.

Ele passava férias com sua família na cidade de Porto Seguro-BA, e decidiu visitar as piscinas naturais de Recife de Fora, um aglomerado de recifes onde as embarcações de turismo promovem a visitação e o mergulho de snorkeling.

Segundo ele, havia levado seu material básico e decidiu alugar uma máscara com snorkel integrado para que seu filho pudesse mergulhar.

Após 10min usando a máscara alugada, repentinamente seu filho passou a não conseguir respirar pelo snorkel e pediu socorro aos pais. Segundo Wilson, a remoção da máscara foi complicada porque ela não desgrudava do rosto da criança, sendo removida à força por ele com a ajuda de sua esposa, em meio ao desespero.

Diante deste quase acidente, Wilson decidiu divulgar o relato abaixo nas redes sociais e ao INMETRO.

Infelizmente não se sabe a marca e origem da máscara em questão, mas em virtude do acontecido, é imprescindível que os usuários tomem cuidado com a utilização desse tipo de máscara até que as causas sejam identificadas.

Relato completo

“Muitos de vocês já devem ter visto a máscara de mergulho com snorkel integrado em publicidades por aí, e que anda fazendo muito sucesso entre os praticantes do snorkeling.

Por mais fácil e legal que pareça, minha recomendação seria não deixar as crianças usarem esse modelo de máscara sem o monitoramento de um adulto.

No último dia 29 de junho, meu filho de 6 anos estava utilizando uma dessas máscaras, quando repentinamente ela começou a sufocá-lo.

Assim que eu e minha esposa percebemos que ele não conseguia respirar, imediatamente tentamos retirar a máscara, mas havia uma espécie de “vácuo”, grudando cada vez mais no rosto dele.

Com muita força conseguimos retirar a máscara e meu filho voltou respirar novamente.

Na parte superior da máscara há um diafragma localizado no snorkel, e acredito que ele tenha trabalhado de forma reversa e impedindo não só a entrada de água, como também do ar, causando o sufocamento.

O caso relatado foi acidentalmente filmado, motivo pelo qual passei a tornar o caso público, tendo em vista a comprovação em vídeo.

O caso foi relatado ao INMETRO, e no momento, estamos aguardando uma resposta.”

Momento em que os pais conseguem remover a máscara da criança – Por: Wilson Mendes
Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.