Mergulhadora brasileira morre no México

Playa del Carmem - Foto: Clécio Mayrink

Mergulhadora brasileira de 66 anos de idade veio a falecer em um acidente de mergulho no último dia 03 de março em Playa del Carmen, no México.

Abaixo segue um relato de testemunhas que acompanharam o caso:

Após mergulhar com um grupo de uma escola de mergulho brasileira em Cozumel durante uma semana, ela e mais 5 mergulhadores contrataram um pacote extra de mergulho “Shark Dive” (com tubarões), com a operadora local Phanton Divers em Playa del Carmen.

Apesar de ser certificada como Master Scuba Diver, a mergulhadora mostrava sinais claros de muita ansiedade e alto consumo de gás. Durante os dias que antecederam o acidente, teve diversos problemas, como muita dificuldade para equalizar e máscara alagando, pois havia sido emprestada por um parente, ignorando todos os conselhos dados pelos amigos, para que adquirisse uma máscara que fosse adequada a seu rosto.

Ainda segundo testemunhas, os mergulhadores no Shark Dive estavam muito lastreados, chegando a usar mais do que o dobro de lastro, para que conseguissem permanecer no fundo arenoso.

Assim que chegaram ao fundo, a mergulhadora fez sinal para subir, o guia pediu para ela se acalmar, mas ela insistiu no sinal para subir, e subiu.

O dive master tentou ajudar, e segundo ele, a mergulhadora estava com a máscara totalmente alagada e tirou o regulador da boca. Ele tentou recolocá-lo, mas ela não aceitava, demonstrando claro sinal de pânico.

Ainda no bote, procedimentos de reanimação cárdio respiratória (RCP) foram realizados com oxigênio, e logo em seguida alcançaram a praia.

A vítima chegou a acordar e um casal de médicos prestou atendimento até a chegada de uma ambulância, mas infelizmente ela veio a falecer.

Ainda segundo relatos, a mergulhadora estava excedendo os limites de sua capacidade e não estava seguindo as recomendações dadas aos mergulhadores.

A escola de mergulho e a operadora de turismo responsável prestaram total assistência à vítima e seus parentes, que estão em Playa del Carmen cuidando da liberação e repatriação do corpo.

Posteriormente o instituto médico local liberou o resultado da morte como sendo afogamento.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando mais dados.