Mergulhadores de Segurança Pública em Belém-PA

Recentemente, fui convidado pelo Coronel do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco e instrutor SSI, Josualdo Moura, para acompanhar o treinamento de Mergulhadores em Segurança Pública (Public Safety Diver) no CBMPA em Belém do Pará. Seria uma semana de treinamentos com teoria, piscina e mergulhos em águas abertas.

Rapidamente e sem hesitar, aceitei o convite e embarquei para além de acompanhar o treinamento novo, e aproveitar para conhecer região do nosso país até então desconhecida por mim.

Chegando à Belém, nos hospedamos em um hotel às margens do imenso Rio Amazonas, e descansamos para no dia seguinte, darmos início ao curso.

Curso-Militar2 Origem do curso

Antes do início do treinamento, os participantes assistiram a uma palestra sobre a origem desse curso. A idéia nasceu da necessidade da evolução dos métodos de treinamento dos Bombeiros Militares, pois até então, eram baseados em conceitos arcaicos, que como na maioria dos treinamentos militares, era baseado em pura “ralação”, onde fala-se muito pouco sobre mergulho, que com isso, o número de aprovados era pequeno e o número de desistência muito grande.

Sabemos que as técnicas de mergulho passaram por grandes mudanças ao longo dos últimos anos, e infelizmente muitos não se atualizaram.

Tendo em mente a real necessidade dessa mudança, Josualdo Moura, principal idealizador e grande difusor do curso, montou o currículo atual com base nos treinamentos aplicados e reconhecidos pelas principais agências internacionais de mergulho.

Além da grande experiência no ramo, ele foi o responsável pela formação dos novos mergulhadores em corporações dos Estados de Pernambuco, Acre, Pará, Amapá, Roraima, Tocantins, Amazonas, Alagoas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e devido ao grande sucesso desse trabalho, seu curso de mergulho em segurança pública (Public Safety Diver) passou a ser reconhecido pela SSI no Brasil, Estados Unidos e Europa, onde atualmente, a maioria das corporações acabaram adotando esse treinamento, como guia para seus cursos de mergulho autônomo, conhecido na área como CMaut.

Curso-Militar3O curso

O treinamento começou com uma extensa carga horária de aulas teóricas, e durante três dias, os alunos aprenderam a fundo, sobre técnicas de busca e recuperação, resgate e situações de estresse, navegação subaquática, mergulhos com visibilidade limitada e mergulhos com ar enriquecido (Nitrox).

Posteriormente, foram mais três dias com várias horas submersos, havendo um aprofundamento e desenvolvendo novas habilidades específicas para esse tipo de atividade.

Depois, ocorreram os mergulhos de encerramento, que foram realizados nas Jazidas de Capanema, um grande lago formado após a grande exploração de calcário na região de Capanema, cidade distante 160 km de Belém.

Belém é conhecida como a metrópole da região norte, e dentre seus destaques, está o Mercado Ver-o-Peso, reconhecida como a maior feira livre da América Latina, e que sem dúvida, vale a visita por suas peculiaridades e grande mostra da cultura do povo da região amazônica.

Outro ponto muito interessante, principalmente à noite, é a estação das docas, um local fruto da revitalização dos armazéns do porto, onde se concentra um pólo gastronômico, que contempla artesanato e feiras locais, conhecido como “Boulevares”. Vale o destaque para o chopp com sabores regionais, um capacete e equipamento de mergulho à manivela de 1803.

No final de uma árdua, porém divertida semana de trabalho, deixamos Belém com dez novos “Public Safety Divers” formados e um instrutor com essa especialidade na corporação do 1° Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF), que com toda a certeza, o treinamento e aprendizado, irão contribuir para o crescimento de todos os envolvidos, além do fortalecimento da corporação, trazendo um bem maior para a população em geral.

Aproveitando a ocasião, aproveitei a oportunidade e me formei como instrutor em mergulho de segurança pública.

Marcel do Espírito Santo
Marcel do Espirito Santo nasceu em Salesópolis-SP. Trabalha com mergulho desde 2003, passando por diversas operadoras e um vasto currículum. É fotógrafo e cinegrafista subaquático, mergulhdor técnico e instutor de mergulho técnico em várias áreas, além de ser instrutor de Mergulho Adaptado pela HSA, e já usou os seguintes rebreathers das máquinas: Dragër Dolphin, O2ptima, Megalodon, Poseidon MKVI e Prism2.