Mergulhando em Kas – Turquia

Muitos de vocês provavelmente nunca ouviram falar dessa pequena cidade na Riviera Turca, alguns talvez já. A primeira vez que ouvi falar desse lugar foi em uma revista de mergulho alemã, onde descobri sua fama entre mergulhadores por ser o melhor lugar para mergulho na Turquia. Foi aí que decidi dar uma chance e ir lá ver com meus próprios olhos, por que não ?

Enquanto escrevia esse texto, cheguei à pensar em não recomendar essa cidade, ou nem, mesmo mencioná-la à ninguém.

Por que ?

Simplesmente porque espero que esse lugar continue sendo um segredo, do qual ninguém ouviu falar… calma, é brincadeira…

É um prazer poder dividir com vocês um pouco sobre a cativante e aventurosa cidade de Kas.

Kas, é uma pequena cidade que faz parte da província de Antalya, com apenas 7 mil habitantes, localizada entre as montanhas e o Mar Mediterrâneo. A cidade ainda é relativamente pouco explorada e conhecida, a razão disso é provavelmente o fato de ser de difícil acesso. Para chegar lá é necessário viajar até os aeroportos de Dalaman ou de Antalya, e partir de lá pegar um ônibus, alugar um carro ou organizar um transfer, e percorrer estradinhas estreitas pelas montanhas que te levam à esse lindo lugar.

Kas, parece até uma pequena ilha cercada pelo mar e também pelas montanhas. A notícia ruim, é que não há praias, pelo menos não as praias de areia que conhecemos, no entanto, ali bem perto é possível encontrar praias lindas, como a de Kaputas, Mas não fique triste, porque agora vem a boa notícia… As atividades em Kas variam e há inúmeras opções para todos os gostos, desde pegar sol na praia até snorkeling, de fazer trilhas pelas montanhas até fazer uma curta viagem até a ilha Grega Meis / Castellorizo, de saltar de parapente até mergulhar, visitar a cidade afundada Kekova (considerada ser a tão famosa Atlantis), sem mencionar em fazer compras pelas lojinhas charmosas da cidade e se deliciar com comidas maravilhosas em seus restaurantes.

Kas é um lugar para pessoas de todas as idades e, para relaxar longe do seus dias atribulados; para conhecer melhor a cultura turca, para tentar novas aventuras, para ver um pôr do sol inesquecível. No final da viagem você provavelmente terá conhecido a maioria das pessoas, gatos e cachorros que por lá vivem.

Os mergulhos

Kas, não é somente um pequeno paraíso Turco localizado no Mar Mediterrâneo para relaxar e se deliciar na culinária local; é também um lugar muito apreciado por mergulhadores de todo o mundo. Na verdade, aqui é onde estão os melhores pontos de mergulhos da Turquia, para todos os níveis de mergulhadores.

Há mais de 25 pontos de mergulho em Kas, os quais estão no máximo à 20min de barco. Naufrágios de aviões e barcos de diferentes tamanhos e idades, em profundidades diferentes, túneis, cavernas, “drop offs” e ânforas, podem ser vistos e explorados debaixo dessas lindas águas Turcas.

A vida marinha é bem limitada; quase não há corais coloridos ou muitos peixes. No entanto, para minha surpresa, polvos, moréias, Jack fishes, raias e tartarugas (muitas e de diferentes espécies), são frequentemente encontradas por lá, e tenho certeza de que qualquer mergulhador ficaria feliz em nadar com eles.

Estive em Kas por 10 dias e tive a oportunidade de mergulhar em 10 pontos de mergulho, nadar lado a lado com uma tartaruga, ver um filhote de tartaruga, polvos, raias, uma moréia, muitos “Jack fishes”, e naufrágios de pelo menos 4 barcos e 2 aviões, além de terminar meu  curso de mergulho avançado.

Fiquei impressionada com o serviço maravilhoso proporcionado pela operadora Naturablue. Os encontrei numa revista de mergulho alemã, em um artigo que me convenceu à visitar Kas, e entrei em contato com eles para mais informações. Do começo até o fim, foram muito prestativos, simpáticos e preocupados com a nossa segurança. Tivemos instrutores diferentes e cada um deles nos ensinou algo novo, o que nos ajudou a nos tornarmos melhores mergulhadores.

Este centro de mergulho tem seu próprio barco, onde ficam todos os equipamentos e oferece bastante espaço, incluindo uma plataforma no topo, onde é possível dar uma relaxada e sentir a brisa do mar. Eles também organizam o transfer para o aeroporto, bem como acomodações, se for o caso. O time é uma família, a qual nos proporcionou mergulhos maravilhosos e um tempo inesquecível em Kas. Nossa escolha não poderia ter sido melhor.

Sem dúvidas recomendo mergulhar em Kas, até mesmo para os mergulhadores mais avançados e os que já tiveram a oportunidade de mergulhar em outros lugares maravilhosos. Em Kas, há pontos de mergulho para todos, especialmente para os que curtem explorar naufrágios. Passando pelas terras Turcas, não deixe de passar um tempo por esse pequeno paraíso turco para mergulhadores.

Duração de estadia recomendada: 1 semana

Centro de Mergulho recomendado: Naturablue

Dicas

Durante o verão, entre junho e agosto, é quando a cidade abre as portas para o maior número de turistas. Fui no meio de setembro e foi simplesmente perfeito, quando os barcos não estavam lotados, e quando é possível encontrar uma mesa nos melhores restaurantes. Ao mesmo tempo com muita coisa acontecendo por lá, e a temperatura chegando aos 32ºC e da água, variando entre 23 e 25ºC.

Em Kas é impossível não notar a quantidade de restaurantes escondidos pelas ruazinhas da cidade, então, escolher um deles pode demorar mais que o esperado e a decisão pode sem bem difícil de ser feita. Depois de passar 10 dias nessa pequena cidade, tive tempo suficiente para encontrar meus lugares favoritos, e aqui estão as minhas recomendações, restaurantes os quais fui mais de uma vez:

  • Natur-El – Esse bem localizado e simpático restaurante, oferece uma comida fresquinha maravilhosa, com ingredientes locais e tudo feito na hora para você. As opções do menu variam de massa até carneiro e carne assada;
  • Cafe Mola – Esse lugar é um tesouro em Kas. Com somente 6 mesas, quase sempre está lotado. Consiga uma mesa lá e não se arrependerá. Prove a limonada caseira e o crepe de limão com açúcar deles, que além de ficar com água na boca, se surpreenderá com o preço que é quase nada.
  • Sarpedon’s Burger – Encontrei esse restaurante um pouco escondido, e depois de dar uma olhada no menu deles, decidi dar uma chance e acabei voltando mais uma vez. A especialidade deles são hambúrgueres, por sinal maravilhosos. Em Kas, a maioria dos restaurantes oferecem os mesmos pratos, e o que difere um do outro é a qualidade e o gosto, mas por lá, eles apostaram em algo diferente dos outros.
  • Dedikodu Garden Coffee House – Esse pequeno café fica ao lado do Natur-El e é o lugar perfeito para tomar um cafezinho, chá e comer uma sobremesa deliciosa. Os bolos e os cheesecakes são de dar água na boca, assim como os mini biscoitinhos de canela e amêndoas!

Onde ficar

Em Kas você não encontrará nenhum resort ou acomodações luxuosas. Pensões, pousadas, aluguel e pequenos hotéis são sua opções, e na minha opinião, esse é outro motivo para fazer dessa cidade ainda mais especial. Todos acabam se encontrando no centro da cidade e conhecendo as pessoas locais, entendendo melhor o lugar.

Fiquei na Pension Puya, e foi ideal pra mim e meu esposo. Foi recentemente renovada, então o quarto estava novinho. No entanto, a Internet não era das melhores, o chuveiro era difícil regular a temperatura e o café da manhã não foi um dos meus favoritos, tendo opções limitadas. Por outro lado, é muito limpo, confortável, em uma ótima localização, o preço é justo, com donos são extremamente hospitaleiros.

Chegando em Kas

Meu conselho: vá para o aeroporto de Dalaman e organize um transfer, normalmente providenciado pelos centros de mergulho ou agências de turismo locais para fazer o traslado do aeroporto até Kas;

Distância entre o aeroporto de Dalaman até Kas: 146 Km (aproximadamente 2:30h);

Preço do transfer: varia entre 50 / 60 euros por pessoa ida e volta.

Observações importantes

O aeroporto de Antalya é mais longe, à 187 Km, levando em torno de 3:30h até Kas, então à não ser que o seu destino anterior seja Antalya, chegar pelo aeroporto de Dalaman é bem mais rápido.

Ao chegar no aeroporto de Dalaman, não esqueça de avisar ao seu transfer o terminal em que chegou, doméstico ou internacional, do contrário, poderá ficar esperando, esperando e esperando…