Mergulho com Tubarão Branco e algumas dicas

Foto: Nautilus Explorer

Os grandes tubarões brancos são animais impressionantes de ver no mergulho e não há nada como o primeiro contato quando um deles se aproxima, e você vê em primeira mão, o quão carismático e gracioso eles são.

Pode ser um evento de mudança de vida e é uma ótima maneira de dissipar qualquer medo de tubarões, apoiando também a sua conservação.

Com a aproximação da Semana do Tubarão 2018 (Shark Week 2018), que tal nos aprofundar no mundo do mergulho em gaiolas para ver os grandes brancos ?

Onde mergulhar com os Tubarões Brancos ?

Existem vários destinos onde mergulhadores, e não mergulhadores, podem enjaular com tubarões, pode ser com grandes tubarões brancos ou de outras espécies. Essa variedade de destinos permite que as pessoas escolham um local conveniente, além de um estilo de mergulho adequado ao nível de experiência do grupo.

Uma das vantagens do mergulho em gaiola é que ele também oferece a oportunidade de experimentar mergulhos com tubarões de oceano aberto sem precisar ser um nadador forte ou mergulhador qualificado. É uma experiência adequada para todos.

A Ilha de Guadalupe, no México, é o principal destino para o mergulho para ver o tubarão branco. O mergulho liveaboard em Guadalupe oferece mergulho em gaiola com grandes tubarões brancos em águas cristalinas e mornas, onde os mergulhadores podem aproveitar os tubarões interagindo uns com os outros.

Os mergulhadores podem passar muitas horas na água, mergulhando para o fundo e nadar  na superfície, conforme o nível de experiência e preferência.

A melhor época para a visitação, depende de quais tubarões você deseja ver. Os enérgicos tubarões machos estão presentes nos meses de julho e agosto, enquanto as enormes fêmeas chegam em outubro de cada ano.

Há uma variedade de liveaboards que oferecem mergulho em gaiola em Guadalupe, incluindo o Nautilus Explorer. O link abaixo inclui uma lista dos diferentes liveaboards de mergulho em gaiolas em Guadalupe: https://www.liveaboard.com/es/diving/mexico/guadalupe/scuba

Foto: Dan Orr

Duas dicas importantes para o mergulho em gaiola com tubarões

Embora o mergulho em gaiola seja direto e tenha um baixo risco de lesão, há considerações extras a serem levadas em consideração, para uma experiência confortável e segura.

Escolha o terno direito da exposição para o destino

O mergulho em gaiola é relativamente inativo e os mergulhadores podem sentir frio na gaiola. A roupa de mergulho com espessura certa, além de usar luvas e capuz, pode ajudar a manter os mergulhadores aquecidos e permitir um mergulho mais duradouro com os tubarões. Um colete grosso também pode adicionar uma camada de calor ao corpo do mergulhador.

Pegue roupa extra para se aquecer logo após o mergulho

Levar um agasalho para ser usado antes do mergulho, é uma excelente ideia. Um gorro e um casaco impermeável, que proteja da água e do vento, ajudará o mergulhador a se manter aquecido enquanto aguarda a chegada dos tubarões, podendo ser removidos rapidamente quando for a hora de mergulhar.