Mergulho em Catalina Island

Embora esteja localizada a apenas 35 Km de Los Angeles, a Ilha de Catalina Island é um mundo a parte. Apesar da reduzida população de 3.500 habitantes, a pitoresca ilha recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano em busca de descanso e lazer. Mergulho, vela, mountain bike, kayaking e golf, estão entre as dezenas de atividades oferecidas na ilha.

Desde o ano passado quando morava em San Diego, já estava interessado em conhecer e mergulhar na ilha, pois havia escutado sobre seu charme, águas cristalinas e a incrível variedade de vida marinha. Morando em Los Angeles agora, estava mais próximo ainda da ilha e decidi que desse verão não passaria sem uma visita.

A ilha possui cerca de 120 Km² de extensão, mas a área residencial e comercial chamada Avalon esta compreendida em apenas 5km², portanto, durante o verão os hotéis e mesmo as áreas de camping ficam lotadas.

Para quem pretende dormir na ilha é necessário reservar seu teto ou pedaço de terra com antecedência. Para chegar à ilha pega-se um dos ferrys que saem de diferentes portos como Long Beach, Dana Point ou Newport Beach. Eu e meu ex-roommate Yvan embarcamos no primeiro ferry as 6:15h da manhã e só voltamos no último – o ferry da meia noite !

A operadora de mergulho escolhida foi a Catalina Divers Supply, que oferece um serviço de primeira. Talvez uma das mais organizadas operações de mergulho que eu já tenha visto.

A equipe de terra é rápida lhe atendendo e fornecendo os equipamentos necessários, a embarcação é de primeira, os dive masters com ótimo humor, fazendo um detalhado briefing antes de cada mergulho e estão presentes na hora de lhe ajudar a entrar e sair da água.

Floresta de Kelps e Giant Sea Bass

O verão é com certeza a época mais agradável para se mergulhar na ilha, mas segundo o dive master, nem sempre oferece a melhor visibilidade, e nesse dia ela não estava das melhores, mas com uns 10 metros de visibilidade e temperatura em torno de 18 graus, a diversão ainda estava garantida. Mergulhei com minha roupa semi-seca de 5mm, mas a maioria dos mergulhadores estavam com 6,5mm ou 7mm, alguns até com roupa seca. Quando for a ilha, lembre-se de levar o capuz de neoprene !

Uma dos fatos que fazem o mergulho na ilha tão especial é a enorme quantidade de Kelps em suas águas. Kelp é uma espécie de alga comum em águas frias, claras e ricas em nutrientes. Essas algas podem ser encontradas ao redor do mundo em zonas costeiras abertas, principalmente no pacífico. Mas as maiores florestas de Kelps se desenvolvem em temperaturas abaixo de 20ºC.

Entre todas as plantas existentes no reino vegetal, a kelp tem o crescimento mais veloz, podendo crescer 30cm por dia, alcançando alturas de 40m.

Foi a primeira vez que mergulhei entre uma floresta de Kelp, e acredite quando digo que é uma floresta. Em certos momentos é necessário abrir caminho com as mãos se você quiser ver onde está indo. Vale a pena parar e apenas observar o espetáculo das algas balançando lentamente de acordo com a corrente.

Outra grande atração do mergulho em Catalina, é o possível, e desejado, encontro com o Giant Sea Bass, também conhecido como Black Sea Bass. Essa enorme e esquisita criatura marinha pode chegar a até 2 metros de comprimento e pesar 250kg. O Giant Sea Bass já esteve próximo da extinção devido à pesca predatória, mas com as novas leis de caça e pesca voltou a aparecer com mais frequência, normalmente encontrado próximo a florestas de Kelps e regiões rochosas.

Meu encontro com o Giant Sea Bass ocorreu no primeiro mergulho, mas durou poucos segundos. Essa espécie assusta-se facilmente e o grande movimento de mergulhadores fez com que ele passasse rapidamente ao meu lado. Eu ainda me virei para chamar a atenção do Yvan, e quando olhei de volta, o Sea Bass – esse com cerca de 1 metro – já era história. Outras criaturas que podem ser encontradas na área são os peixes Garibaldi, Voador, Sheephead, Blackedeyed e Neon Band Goby, Barracuda, Shovelnose Guitarfish e Bat Rays.

O mergulho noturno na ilha também é uma ótima opção e ele é feito numa aérea reservada em frente ao antigo cassino. A operadora tem um trailer lá para alugar equipamento ou fazer refil dos tanques. Lockers também estão disponíveis para guardar seus pertences enquanto você mergulha. Uma escada de cimento com corrimão facilita bastante a entrada na água.

Na área do parque marinho a profundidade varia entre 6 e 25m e existe um circuito que pode ser feito passando por certos pontos como uma placa em tributo a Jacques Cousteau, 3 pequenas embarcações afundadas e as áreas onde costumam-se encontrar seres noturnos como moréias e lagostas. É aconselhado fazer esse mergulho  acompanhado de um guia que poderá lhe ajudar nesse percurso.

Enfim, foi um longo, mas muito proveitoso dia em Catalina Island. Se você estiver por aqui, talvez a caminho do Hawaii ou passeando pela Califórnia, vale a pena fazer uma visita.

Serviços

Catalina Divers Supply – Excelente atendimento, operação, instrução e embarcação na ilha. Não tem como errar é a única operadora localizada no píer.

Catalina Island Website – Site com informações como transporte para a ilha, atividades, hospedagem, alimentação, etc…

Yan Grossman

Mergulha desde 1991 e trabalha com Marketing Digital.

Além de adorar o mar, gosta muito das montanhas geladas e é criador do site de snowboarding e viagens para a neve Snowbrasil.com