Mergulho em Portugal

Foto: Clécio Mayrink

Portugal vem se tornando um dos destinos mais visitados pelos brasileiros nos últimos tempos. A história do país, patrimônios históricos, segurança, gastronomia e o seu povo, andam atraindo cada vez mais os turistas.

Uma pesquisa recente apontou Portugal como um dos melhores países para se morar, inclusive.

Portugal possui 1.230Km de costa, sendo 920km de costa insular, 8 reservas marinhas e vários parques naturais.

Há uma diversificada fauna marinha, com exploração de grutas rochosas e naufrágios, com uma visibilidade média de 3 e 15m, podendo alcançar os 30m nas ilhas.

Mergulhadores portugueses andam realizando explorações em ambientes com tento, como Almonda, Alviela e Anços, podendo ser um atrativo aos mergulhadores de caverna.

Conheça pontos famosos no país:

 

Matosinhos – Submarino alemão U-1277 

No dia 03/06/1945, após a rendição da Alemanha na II Guerra Mundial e depois de navegar sem destino por um mês, o comandante do submarino alemão ordenou o afundamento na costa de Matosinhos, próximo da Praia do Cabo do Mundo, local não muito distante da cidade do Porto.

O naufrágio está aos 30m de profundidade em um fundo arenoso, com vida marinha variada, encontramos anêmonas rosadas, congros, polvos, entre outras espécies de peixes.

No local é possível avistar os tubos de lança torpedos na proa, escotilhas de carregamento e tanques de lastro. 

Devido ao tempo de exposição, o U-1277 está degradado, sendo possível em algumas partes, visualizar seu interior.

 

Berlengas – Reserva Natural

Com águas transparentes, as Berlengas são uma reserva marinha classificada como Reserva da Biosfera pelo Conselho da Europa e, desde 2011, considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

Por lá é possível encontrar golfinhos e enormes cardumes das mais variadas espécies de peixes, gorgônias vermelhas, grutas e imensa macrofauna aquática. O fundo arenoso e as paredes, oferecem uma paisagem verdadeiramente deslumbrante. Há diversos naufrágios localizados que podem ser explorados pelos mergulhadores.

 

Sagres

Famosa por suas grutas e paredes cheias de vida marinha, em Sagres cada mergulho é uma experiência verdadeiramente única e inesquecível, sendo um local excelente para fotografia submarina. O local possui diversas grutas, gerando um espetáculo de luz. A fauna marinha é bonita, sendo possível avistar lagostas, camarões, anêmonas, polvos, gorgônias e grandes variedades de peixes e animais subaquáticos. 

 

Açores

Considerados pela imprensa internacional como um dos melhores destinos para a prática do mergulho no Oceano Atlântico, os Açores oferecem mergulhos para todos os níveis de experiência.

As características excecionais das ilhas açorianas proporcionam condições únicas para a prática da atividade, possibilitando a observação de inúmeras espécies de flora e fauna submarina em um só mergulho. As águas cristalinas dos Açores chegam a ter visibilidade de 60m.

 

Madeira

Também com águas extremamente claras e com temperatura mais agradável, a ilha da Madeira oferece diversos pontos de mergulhos, possuindo uma vida subaquática variada, onde é possível avistar corais negros, anêmonas, meros, mantas e até lobos marinhos.

Um dos locais de destaque é o naufrágio Bowbelle, localizado na Madalena do Mar, aproximadamente 25m de profundidade. A embarcação se partiu durante as operações de dragagem em 1996, se transformado num maravilhoso recife artificial, que proporciona ótimas experiências de mergulho.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.