Mergulho em São Tomé das Letras – MG

Grutas, cachoeiras, esoterismo… é assim São Tomé das Letras, localizada na região sul de Minas Gerais, a cerca de 337 km de Belo Horizonte. A cidade que atrai turistas de todo país pelas diversas alternativas para quem gosta de estar envolvido com a natureza e com a prática de esportes radicais, agora pode ganhar mais um atrativo: O Mergulho.

Sao-Tome-das-Letras1Desde 1908, a extração comercial de pedras tornou-se a principal atividade econômica do distrito. A famosa pedra São Tomé, também conhecida por pedra mineira, é vendida em todo país e pode ser vista na arquitetura da cidade. Mas essa atividade que gera emprego e renda para população teve um custo para natureza: as escavações das pedreiras.

Estas aos poucos,  foram mudando o cenário local, abrindo grandes clareiras. E é aí que entra o projeto da prefeitura da cidade em parceria com os donos de pousada para estimular a prática do mergulho na região e ainda recuperar o meio ambiente, pois duas das pedreiras desativadas podem ser transformadas em uma área de mergulho.

Sao-Tome-das-Letras4“O projeto tem tudo pra dar certo. Isso porque a menor cratera tem cerca de 150 metros de comprimento e a maior quase 250m”, diz Carlos Chagas, proprietário da Pousada do Sol.

A convite da prefeitura da cidade, a equipe da Atlântida Mergulho, operadora de Belo Horizonte, esteve na região e conferiu de perto a possibilidade. O mergulho é feito em uma altitude de 1460m, muito interessante devido à formação das pedras no fundo, a visibilidade é enorme, talvez pelo tipo de sedimento que é mais pesado, e a temperatura da água gira em torno dos 17 e 18ºC.

Sao-Tome-das-Letras2A equipe sugeriu aos responsáveis pelo projeto, que fosse feito uma análise prévia da água, por questões de segurança, e que colocassem alguns atrativos na água, peixes, vegetação, objetos como um carro, por exemplo, ou por ser uma cidade mística, quem sabe um “disco voador” ou um ET ?

A verdade é que por ser mais próximo à capital mineira, o mergulho em São Tomé das letras, seria uma boa opção para os mineiros que nem sempre tem disponibilidade para viajar até o litoral.

A equipe do Brasil Mergulho parabeniza a equipe da Atlântida pela iniciativa e aqueles que desejarem mais informações, basta entrar em contato através do endereço abaixo:

Sao-Tome-das-Letras3Atlântida Mergulho
Av. Getúlio Vargas, 1689 – Savassi
Tel.: (31) 3225-7103
Site: www.atlantidamergulho.com.br

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.