Mergulho no Parque Nacional de Yellowstone

Foto: Michael Kirsh

Cobrindo 2.2 milhões de acres ao noroeste do Estado de Wyoming e adjacências de Montana e Idaho, o Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos engloba planaltos, montanhas, gêiseres e lagos.

Grandes montanhas circundam a região, formando um belíssimo visual em tons quentes e especialmente amarelados, graças às flores silvestres douradas. A atividade geotérmica desenfreada na área cria subprodutos sulfurosos, que resultam em pedra “amarela”.

Olhando da janela do hotel enquanto, do lado de fora da janela uma água voa em baixa altitude, segurando em suas garras, um peixe arrancado do lago Yellowstone, e a 3Km de distância, os visitantes do parque param seis veículos esperando entrar em uma área de camping.

Yellowstone é um completo contraste, um local de grande beleza natural, onde as pessoas se aglomeram esperando fugir do caos das cidades grandes. Alguns encontram a natureza no meio do elegante Lake Hotel, outros vão um pouco mais longe, acampando ou caminhando para o interior. Dentro do parque há centenas de gêiseres e fontes termais, dezenas de cachoeiras e cânions, ursos e bisões, milhares de alces e até alguns lobos. Em nenhum outro lugar há ampla variedade de animais de grande porte entrando em contato com humanos em um ambiente não estruturado.

Um pouco de história

Outros parques podem reivindicar mais área cultivada, mas Yellowstone é a “grande mãe” dos Parques Nacionais, criado pelo Presidente Ulysses S. Grant em 1872.

Posteriormente foi criado em 1916 o Serviço Nacional de Parques, e o exército americano passou a administrar o parque. Se você já se perguntou sobre a origem daqueles chapéus de aparência engraçada que os guardas florestais usam, olhe para uma foto de um uniforme do Exército da Primeira Guerra Mundial e terá uma pista.

Mergulhos

A água parece fria, muito parecida com a brisa matinal que toca seu rosto em um dia ensolarado de Yellowstone, mas a água do lago é límpida e em sua maior parte, tendo um sedimento no fundo suavemente ondulado. A temperatura do lago Yellowstone durante o verão (julho e agosto) varia entre 5 e 16°C e o uso de roupa seca é essencial.

Muitos visitantes ficam surpresos ao descobrir o tamanho do lago, e ele é realmente grande, pois o Lago Yellowstone é um dos maiores lagos de alta altitude do mundo, cobrindo 195Km² a quase 2.500m de altitude. Yellowstone não é o tipo de lugar que você listaria como o melhor destino de mergulho para uma viagem, mas é um mergulho diferente e vale a pena considerar.

Pontos de Mergulho

Firehole River – Próximo a The Falls

O Rio Firehole flui das colinas a oeste da bacia superior de Geyser, onde o Old Faithful jorra. As aberturas térmicas tiram o frio da água, tornando este mergulho mais agradável. Em Mystic Falls, a água cai 4 a 5m e gira sobre si mesma como em uma máquina de lavar roupa. Se você sabe mergulhar em um rio, considere mergulhar por lá.

O rio aqui tem uma profundidade máxima de cerca de 10m e cheio de trutas, sendo possível avisá-las em detalhes quando se esbarra com algumas delas já cansadas de lutarem contra a correnteza, aliás, um bom local para snorkeling e começar a aventura se você não teve experiência em mergulho em rios com correntes.

Yellowstone Lake – Mary Bay

Mary Bay forma o canto mais ao nordeste do lago Yellowstone. Esta é uma área geotermicamente ativa que contribui para uma experiência única de mergulho: correntes contínuas de bolhas surgem à sua volta a partir do fundo coberto por rochas e algas.

Você não sente apenas a diferença no calor, mas você pode vê-las. Semelhante aos halocilindros que resultam da estratificação horizontal de diferentes águas de densidade em outros ambientes, essas colunas verticais de água aquecida causam distorções visuais. É como misturar vinagre e óleo e ejetar a mistura para a superfície em meio às bolhas de gás, gerando excelentes fotos.

Você consegue aproveitar melhor utilizando uma embarcação de mergulho, mas é possível alcançar o local a partir da área de piquenique de Mary Bay, no lado nordeste do Lago Yellowstone.

Wet Thumb Geyser Basin

Esta é provavelmente a área favorita para mergulhar em Yellowstone. Embora possa ser facilmente mergulhado a partir da costa, você deve chegar até o local utilizando uma embarcação que saia a partir da Marina Bridge Bay, porque a equipe do parque não vai querer que você saia do calçadão de pedestres.

O local possui características térmicas e quedas interessantes ao longo da costa. Para o norte, o declive torna-se bastante profundo próximo do riacho. Você verá algumas aberturas e não se deve colocar uma carretilha e sair explorando a caverna. 

Lake Hotel

O local fica na costa norte do Lago Yellowstone. Mergulhar na doca do lado de fora do Lake Hotel pode ser um pouco interessante. É acessível sem o uso de embarcação e encontramos os restos de uma pequena lancha e alguns antigos ancoradouros para as docas.

Naufrágio E.C. Water

Descansando parcialmente na costa da Ilha de Stevenson, estão os restos mortais de E. C. Waters, um vapor de 125 pés levado ao parque em 1902 para transportar turistas ao redor do lago. O parque recusou-se a licenciar o navio e ficou ocioso em suas amarras até 1921, quando o gelo no lago empurrou o navio na praia, na ilha de Stevenson. O maquinário foi retirado e o casco queimado em 1930. Ele repousa aos 8m de profundidade, sendo um local protegido como local histórico.

Regras de mergulho do Parque

  • Uma bandeira de mergulho deve ser exibida enquanto os mergulhadores estiverem na água;
     
  • Antiguidades são protegidas em Parques Nacionais, seja em terra ou debaixo d’água. Se um pedaço da velha doca “se soltar em suas mãos”, você poderá ser notificado e multado;
     
  • Caça no mergulho é proibida;
     
  • O mergulho é proibido da Fishing Bridge até 3Km para proteger uma área de desova de trutas;
     
  • Verifique com um policial (ranger) antes de mergulhar para garantir que você tenha as últimas informações sobre as condições locais, fechamentos e proibições.

Informações básicas

Localização: Noroeste de Wyoming
Elevação: 2.500m
Nível de habilidade: Avançado
Acesso: Praia ou barco
Melhor época do ano: julho a agosto
Visibilidade: 3-10m
Destaques: Água cristalina, ventilação térmica e geologia
Preocupações: Água fria, ventilação térmica e altitude