MK 5 p – Cis-Lunar Development Laboratories

O MK 5 p é a última versão da linha de rebreathers totalmente fechados, desenvolvido pela Cis-Lunar este novo equipamento, foi apresentado na Inglaterra (abril de 1997).

Existem muitas novidades incorporadas ao projeto do MK 5 p, tais como, múltiplos sensores de oxigênio, microprocessadores, fontes de energia e displays. O sistema inteiro é projetado para trabalhar junto, ou numa eventual falha de qualquer sistema individual, independentemente. As duas bolsas respiratórias (contra – pulmões) estão localizadas acima dos ombros, e incluem um sistema que encaminha a água, proveniente de um vazamento da boquilha para as bolsas respiratórias, onde podem ser purgadas pelo mergulhador. As traquéias frontais são duplamente blindadas, e a traquéia traseira é singularmente blindada, pelo ¨backpack¨.

PpO2 constante, um computador com descompressão com Trimix em tempo real, são alguns dos ítens incluídos, em uma longa lista do MK 5 p. Este computador, com descompressão, irá permitir a troca de diversos gases, durante a imersão, incluindo uma saída para circuito aberto. Através da troca dos gases, o computador continuará no curso e calculando o perfil descompressivo. Um display acima da cabeça está disponível, o qual fornece informações críticas sobre a PpO2, descompressão e as condições do sistema, numa simples olhadela.

Há uma inovação diferente na seção central que é a membrana hidrofóbica (à prova d´Água), que é usada para ajudar a proteger o cartucho depurador, Na eventualidade de acontecer uma inundação do ¨Loop ¨ respiratório. Esta membrana permite a passagem dos gases respiratórios, sem permitir, no entanto que a água passe. Isto faz com que seja possível, a troca do cartucho depurador embaixo d’água, durante uma parada de descompressão.

A saída de emergência (bailout) é feita através da boquilha convertível, que é cambiável, do rebreather de circuito fechado, para a saída de emergência (bailout), de circuito aberto.

Existe um ¨sistema de controle de gás¨ patenteado, que inclui válvulas de adição manual, para o oxigênio e diluente, e também um bloqueador do oxigênio, caso haja uma falha na posição ¨aberto¨, do sistema de adição de gás, controlado pelo computador.

O mk5p é totalmente compatível com gases mesclados, e tem a habilidade da troca gases durante a imersão, através de válvulas de seleção de gases para ambos, oxigênio e diluente. Numa emergência, pode-se usar a válvula de seleção de bloqueio, para isolar alguns ou todos os fornecimentos de gases. O painel de controle permite o acesso a todos os fornecimentos de gases, seja em circuito-aberto, seja com uma máscara Full-Face.

Esta habilidade de troca estende-se ao fornecimento de oxigênio, mas esta troca é protegida com um procedimento intencional, de ativação em dois estágios.

Outras especificações:

  • Profundidade máxima recomendada: 152 metros;
  • Peso: 28 quilos;
  • Duração do material absorvente: 4 a 12 horas com cal sodada ou 6 a 14 horas com hidróxido de lítio;
  • Material absorvente: cal sodada ou hidróxido de lítio;
  • Sistema totalmente integrado;
  • Flutuabilidade: neutra;
  • Duração das baterias : +/- 75 horas

Vantagens:

  • Todo o sistema pode ser modificado debaixo d’água;
  • Aumento da segurança no mergulho;
  • Redução dos efeitos da narcose por nitrogênio;
  • Redução na exposição à doença descompressiva;
  • Otimização dos requisitos descompressivos;
  • Aumento da profundidade operativa;
  • Operação silenciosa;
  • aumento significativo no tempo de imersão.

As primeiras 30 unidades foram produzidas por volta de 1997. A segunda produção iria incluir aproximadamente 50 unidades, foi abortada por alguns problemas operacionais da Cis-Lunar, ficando assim suspensas as encomendas e produção das unidades, até segunda ordem.

Após algumas vendas anos atrás, a Cis- Lunar parou sua produção por problemas financeiros, o que persiste até os dias de hoje.

Carlos Nelli Borges
Carlos Nelli Borges é Master Scuba Instructor pela PADI, Instrutor de Rebreather pela TDI (E.1211.I) e Instrutor Trainer Rebreather pela RAB (BR-133-02/98), possindo mais de 1.200 mergulhos com rebreathers. Foi representante da Dräger no Brasil entre 1997 e 2000. Atualmente atua como instrutor na África do Sul.