Música e vídeo embaixo d´água – iDive 300

Foto: Clécio Mayrink

Quem nunca teve um sonho ter um brinquedo novo ?

Pois é, ter um MP3 para baixo d´água sempre foi o meu sonho de consumo, mas faltava a coragem de pagar o valor cobrado, que diga-se de passagem, era um absurdo e pior, por meros 512Mb.

Sim, isso mesmo… 512Mb de espaço para pôr músicas.

O primeiro modelo de MP3 comercializado para o mercado de mergulho, era fabricado pela H2O Audio e vendido pela Oceanic. A H2O Audio é uma empresa conhecida no mercado, principalmente por fabricar diversos produtos para o surf e esportes aquáticos.

Um exemplo, são os personagens do Big Brother Brasil 10, que passaram a usar os microfones sem fio da TV Globo, dentro de uma pochete de cintura / braço à prova d´água, e com isso, eles podiam entrar na piscina sem a necessidade de remover o microfone antes de entrar na água.

Quanto ao mergulho, o antigo modelo de caixa para MP3 saiu de linha, e hoje, a H2O Audio fabrica e comercializa diretamente para o mercado o novo modelo iDive 300.

E você deve estar se perguntando: mas porque comprar um MP3 pra mergulho ?

Explico, muitas vezes no mergulho técnico, longas descompressões são necessárias e depois de enjoar em barco, fica parado em uma “deco”, é a pior coisa para um mergulhador. São minutos e mais minutos parado sem fazer nada. É como se cada minuto fosse multiplicado por 10. Então, porque não ficar parado ouvindo um Pink Floyd ou assistindo vídeo por exemplo ?

Se mergulho é um lazer, então tenhamos um lazer por completo…

Equipamento

O iDive é uma caixa estanque para quase todos os modelos de iPod, Touch e iPhone. Para cada modelo de reprodutor, há um conjunto de pequenas bases que permitem ao usuário intercambiá-las, deixando o reprodutor encaixado de forma correta na caixa estanque.

Os fones de ouvido são presos na tira da máscara, não criando um problema aos ouvidos no que diz respeito a compensação.

A caixa é fabricada com material bem rígido e resistente até os 90m de profundidade. Ela possui um visor onde é possível assistir os vídeos, se o mergulhador estiver usando iPod 4 geração, Touch ou iPhone.

Para a utilização, são requeridas 3 pilhas tamanho AA que em conjunto com um conector ligado ao iPod / iPhone, mais o acionamento dos botões localizados na parte externa na caixa, permitem ao mergulhador selecionar as músicas, alterar o volume, acessar os vídeos, e acionamentos gerais do iPod / iPhone.

Teste

Ao receber o equipamento, notei que não havia uma forma de fixá-lo ao colete. Havia apenas um local para passar um cabo de amarração. Na parte traseira da caixa, há dois encaixes de parafusos e decidi então consultar o fabricante se estava faltando alguma parte do equipamento ou se haveria algum acessório que mantivesse a caixa fixa ao colete.

Obtive o retorno que não havia o suporte e que o conjunto de fixação existente no site, era incompatível com o modelo.

Inconformado com a resposta, estudei o modelo de fixação à venda no site e após algumas medidas tiradas pela régua do Photoshop (CTRL + R), decidi arriscar e comprar o fixador das outras cases fabricadas pela própria H2O Audio.

Resultado, o fixadores dos demais produtos encaixam perfeitamente no iDive 300, e realmente não entendi o motivo da resposta a qual me foi submetida. Será que foi porque usei um cupom de desconto ? (rsrsrsrs).

O primeiro teste do equipamento, foi em uma oportunidade que tive na Ilhabela recentemente.

Ao encaixar o iPod na caixa e ligá-la, há um circuito eletrônico que checa a comunicação entre a caixa e o iPod, sinalizando através de três led´s com cores diferentes, o resultado. Da conexão.

H2o-MP3Led verde acesso e conexão ok, fui para a água testar o novo brinquedo.

O som embaixo d´água estava com o volume pela metade ou menos, pois os alto-falantes repassam o áudio muito alto embaixo d´água, porém, os mergulhadores ao redor não ouviam, e não incomodava ninguém.

O áudio é recebido perfeitamente embaixo d´água e posso dizer que ao som de algumas bandas de rock, o mergulho foi muito agradável e diferente. Pra dizer a verdade, gostei muito !

No final das contas, o brinquedo foi aprovado e certamente estará presente em alguns mergulhos comigo.

Positivos

  • Qualidade do áudio;
  • Possibilidade de acionamento dos comandos do reprodutor;
  • Checagem de comunicação de dados;
  • Boa profundidade limite – 90m;
  • Permite a utilização com qualquer iPod / iPhone;
  • Permite assistir vídeos;
  • Bateria comum;
  • Vêm com kit de manutenção e o-ring extra.

Negativos

  • A caixa é um pouco grande;
  • Não vir com o fixador para colete;
  • Os suportes dos alto-falantes são frágeis e merecem cuidado especial ao manuseá-los.

Recomendações

  • Comprar o kit de fixação para colete;
  • Coloque um cabo de nylon fino branco, pelo buraco de fixação extra existente na caixa e use um mosquetão como back up de segurança, para o caso da caixa se soltar do colete;
  • Cuidado ao manusear os fixadores dos alto-falantes quando for prendê-los na tira da máscara;
  • Guarde a caixa com a tampa aberta ou sem o o-ring ao chegar em casa. Isso contribuirá para a longa vida do o-ring principal;
  • Lave bem os comandos e área do o-ring com água doce após o mergulho e remova as pilhas;
  • Ao adquirir este equipamento, faça um teste com caixa vazia e verifique se está tudo ok;
  • Leia bem o manual de instruções antes do uso;
  • Não se empolgue com o som ficando desatento com o mergulho;
  • Jamais deixe o equipamento sol;
  • Não atualize o sistema operacional iPod Touch / iPhone. A Apple têm algumas frescuras com equipamentos atuando com seus produtos, e como há uma interação entre a caixa estanque e o reprodutor, uma atualização poderá não permitir o funcionamento correto entre ambos. Digo isso por experiência própria.

Compra

Até onde sei não há representantes da H2O Audio no Brasil. Como estava indo aos Estados Unidos, comprei pela internet e busquei na casa de um amigo.

Apesar do site deles não possuir o Brasil na seleção de países do formulário de compra, selecionei um país da América do Sul e consegui êxito, mas crie um cadastro pra obter um login e senha antes.

Na ocasião, a caixa estava custando U$ 259, mas usando o cupom de desconto THANKS919, ela saiu por U$ 190 + frete e o fixador de U$ 19 por U$ 14 + frete

O nome do fixador no site é SISTM – Sports Integration System

Um detalhe importante, esses produtos são fabricados no Canadá e enviados para o escritório nos Estados Unidos, logo, se você pensa em comprá-los, veja isso com antecedência ou pague um frete do tipo Fedex para uma entrega expressa.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site do fabricante: www.h2oaudio.com

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.