Mundo das Compactas – Parte II – Qual é o número guia de seu flash ?

Para a maior parte dos fotógrafos subaquáticos o uso dos flashes é essencial, o que não deixa de ser verdade. Fala-se muito de seletores de potência, modo auto, número guia, etc. Mas, poucos entendem o comportamento dele debaixo d´água, que obviamente, é muito diferente que no ar. Vamos agora entrar com um pouco de física e matemática, mas de forma bem superficial.

Todos os flashes possuem uma referência de fábrica à sua potência chamada de número guia. O número guia (GN) pode ser encontrado no manual do mesmo, e representa a abertura do diafragma necessária que a câmera deve estar, para que na potência máxima do flash, a luz atinja uma distancia de 1 metro para correta exposição. Funciona assim: Se estiver na terra (ambiente ar) e você usar um flash de número guia 22 (GN=22), ao ajustar o diafragma da câmera com abertura f/22 o flash alcançará 1m de distância, não importando a velocidade do obturador.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Rumores de novo flash S220 da Inon

Diversos profissionais do mercado comentaram que a Inon lançará seu novo flash S220 em breve, e já temos uma ideia do que está por vir.

Dica: Criando “mola” no Cabo Ótico usado na fotografia subaquática

As molinhas fazem diferença durante o manuseio do equipamento embaixo d'água, além de evitar possíveis enroscos.

Luz compacta para fotografia em caverna e naufrágio

O uso de clamps triplos não é legal e deixa a configuração desajustada, mas com uma barra de inox, é possível melhorar muito a performance.

Fotografia Subaquática: Flash ou Luz Natural ?

Em muitas situações o uso dos flases subaquáticos são desnecessários e até atrapalha a captação de imagens subaquáticas. Veja alguns aspectos.