Navio do Breu: Fim do mistério

A internet veio pra ficar e as facilidades que ela vêm trazendo são inúmeras em todas as áreas. Como amante de naufrágios, lembro bem quando trabalhava no centro da cidade do Rio de Janeiro e tirava algum tempo para visitar a Biblioteca Nacional para consultar antigos negativos de jornais do passado, atrás de informações dos naufrágios antigos. Eram horas e horas de pesquisas e muita paciência “folheando” edições inteiras e de vários meses dos jornais de época, atrás de informações dos fatos.

Hoje, a Biblioteca Nacional disponibiliza os jornais escaneados para serem acessados pela internet, e melhor, com o advento da tecnologia OCR e possibilidade de pesquisa, é possível buscar por palavras nos jornais antigos de forma mais rápida e precisa.

Com essa facilidade e algumas horas pesquisando, posso dizer que a partir de agora, podemos acabar com uma velha discussão sobre o Navio do Breu, um navio naufragado nas proximidades de Paraty.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

A estranha história do naufrágio Petrel

Um naufrágio que pode ter envolvimento com militares alemães no Brasil.

Retornando ao Navio do Breu

Um mergulho complexo de ser realizado no antigo naufrágio, porém, bem interessante na costa sul do Estado do Rio de Janeiro.

Rio Macahuan

Ficha técnica do naufrágio

Petrel

Ficha técnica do naufrágio