Navio nazista carregado com ouro brasileiro é encontrado na Islândia

Navio Minden antes do afundamento

Um navio alemão carregado com ouro brasileiro e afundado em setembro de 1939 durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado próximo do litoral da Islândia.

O navio Minden teria sido identificado recentemente a cerca de 190 km do litoral islandês, por uma empresa inglesa de recuperação de tesouros de naufrágios, a “Advanced Marine Services”.

O navio estaria carregado com 4 toneladas de ouro, superando o valor de R$ 400 milhões.

Quando o Minden estava se aproximando da Europa, foi identificado e abordado pelos cruzadores ingleses HMS Calypso e HMS Dunedin. Adolf Hitler teria ordenado ao capitão do Minden que afundasse o navio para que a carga não fosse apreendida pelos ingleses. A tripulação do Minden foi resgatada pelo HMS Dunedin e levada para Scapa Flow, ao norte da Escócia, uma área famosa pelas dezenas de naufrágios de guerra.

Existem dúvidas se a carga de ouro ainda estivesse no navio durante o afundamento, mas as elevadas despesas pela empresa na recuperação dos restos do Minden, indicam que há algo valioso no naufrágio.

A Advanced Marine Services pretendia recuperar o tesouro e levá-lo para o Reino Unido, mas não obtiveram autorização para permanecer nas águas da Islândia, conduzir pesquisas ou confiscar o conteúdo do navio submerso, e uma ação judicial está em andamento para determinar quem irá ficar com o tesouro.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.