Níveis de certificação para mergulhos em cavernas

Cavern ou Cave Diver

O curso de cavern é a porta de entrada para o mergulho em caverna. Ele oferece uma certificação especial para os mergulhadores com credenciamento em Open Water Diver (Básico), para iniciar nesta modalidade.

Como primeira de três etapas para uma certificação completa em mergulho em cavernas, este curso permite que o mergulhador explore parte do sistema de uma caverna estando este dentro da zona da luz do dia. Você poderá experimentar o ambiente das cavernas e ver se realmente irá gostar de seguir em frente com os treinamentos especializados. Seria uma extensão do mergulho em águas abertas e uma introdução.

Neste curso, você terá conhecimentos mais aprofundados sobre controle flutuabilidade e verá o quanto ela é importante neste tipo de mergulho. Durante o treinamento, você nada sem máscara e terá uma situação onde é simulada uma visibilidade zero. Os conhecimentos adquiridos neste curso permitirão melhorar extremamente suas habilidades e conscientizá-lo das técnicas e habilidades para se fazer mergulhos em cavernas.

 Intro to Cave Diver

Este é o segundo nível na progressão do mergulhador de caverna, onde neste nível, o mergulhador já sai da zona de luz do dia e inicia sua entrada no conduto utilizando o cabo principal. Suas penetrações são limitadas e lineares, pois o mergulhador Intro to Cave, não pode sair do cabo principal em direção a outros condutos e/ou sistemas.

A finalidade deste curso é permitir que você tenha um conhecimento básico sobre penetrações em cavernas, procedimentos de emergência dentro da zona da caverna e comece a desenvolver a consciência necessária para um mergulho no interior da caverna de forma segura e agradável. São utilizados equipamentos específicos a partir deste nível, como a mangueira longa no regulador primário, que neste caso, passa a ter 7 pés (2.10m), uso de cilindro com registro do tipo H ou Y, com saídas para dois reguladores. Se utilizado um cilindro duplo, o manifold deverá possuir um isolador. São levados também, duas lanternas “backup” (de segurança) adicionais, duas carretilhas, uma Z-Knife (cortador de cabos) e as famosas setinhas de indicação.

Durante o curso, você terá treinamentos para uma possível saída de emergência da caverna, estando sob condições adversas, sem luz, utilizando o ar de seu dupla, perda de máscara, busca de seu dupla e outros procedimentos de emergência.

Full Cave Diver ou Cave Dive

Esta é a etapa final do mergulhador de cavernas. Durante o seu treinamento, você é exposto a diversos cenários diferenciados e ambientes mais complexos. As técnicas aprendidas nos níveis precedentes do treinamento são refinadas e habilidades mais complexas são colocadas em prática.

O foco do curso de Full Cave, é estabelecer procedimentos apropriados para travessias, sinais, outras identificações de cabos, exploração de circuitos e complexos. Você terá mais responsabilidade no planejamento, gerência e execução de mergulho. Sendo um mergulho mais complexo, requerendo um treinamento anterior à iniciação deste, bem como habilidades e técnicas.

Normalmente os pretendentes a este curso, finalizam o mesmo nas cavernas do México ou nas cavernas da Flórida, devido à grande quantidade e tipos de cavernas.

Sidemount

Este curso é voltado aos mergulhadores mais experientes, e que desejam passar por restrições onde o mergulhador que utilize os cilindros em suas costas não consegue passar.

Basicamente, o mergulhador passa a utilizar os cilindros nas laterais, permitindo ao mesmo passar através de pequenos condutos.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.