O Sidemount é para mim ?

Foto: Marcel do Espírito Santo

O mergulho com a configuração de sidemount trás muitos benefícios para quem deseja mergulhar com segurança mesmo que você queira apenas “ver peixinhos”. Esta configuração proporciona:

Mais segurança

Sem Ar ou sem gás – A possibilidade de você ficar sem ar em mergulho recreativo é muito remota. O fato de voltar sempre com dos cilindros com 50 BAR de pressão no final do mergulho, lhe dá uma quantidade de reserva muito maior para qualquer eventualidade que ocorra no final do mergulho. Mesmo que você venha a esquecer de monitorar o seu cilindro e fique sem gás, você ainda terá outro cilindro para retornar a superfície com segurança.

Free Flow – Fluxo contínuo – Os reguladores modernos  com seus sistemas de Fail Safe permitem que em caso de problemas no 1 ou 2º estágio, o regulador entre em fluxo contínuo.

Este fluxo contínuo ao invés da interrupção do fornecimento de gás, tornou o mergulho seguro, porém, dependo da profundidade do mergulho, retornar com um único cilindro vazando muito pode acarretar no completo esgotamento do gás tendo que realizar uma subida de emergência “boiada”. Com o uso do sidemount este problema é facilmente resolvido, pois se mergulha com dois reguladores e cilindros independentes, permitindo o retorno à superfície com segurança e conforto.

Problemas lombares

Muitos mergulhadores têm problemas na região lombar, devido ao fato de usarem cilindros pesados nas costas e/ou cinto de lastro na cintura, fazendo com que ao final do mergulho, a dor lombar apareça.

O posicionamento do mergulhador quando usando o sistema convencional de mergulho com cilindro nas costas e colete estilo Jacket, faz com que o mergulhador hipertrofie (super arqueie) a região lombar causando também desconforto ao final do mergulho. O sistema de sidemount corrige esta postura ao permitir que o peso esteja sobre os ombros e ao lado evitando a compensação do mergulhador com arqueamento da região lombar.

Entrada e saída da água

O sidemount permite maior facilidade em entrar e sair da água, podendo-se colocar os cilindros na água e retirá-los também na água sem que haja novamente o “prejuízo” da coluna e nem em possíveis quedas.

O uso de embarcações pequenas fazem com que a entrada na água equipado seja muito difícil e desconfortável, onde o sidemount seria mais indicado para estas embarcações.

Consumo

Uma das maiores vantagens, é justamente o fato em se poder ficar mais tempo mergulhando. Mergulhadores com o consumo mais elevado que o normal podem usá-lo como forma de compensar o efeito físico e fisiológico do consumo de gás.

Sidemount2Mergulhador Técnico

Maior conforto na manipulação de torneiras é um dos diferenciais. Muitos mergulhadores técnicos acabam tendo dificuldade em realizar o fechamento do isolador. Como não há manifold, a probabilidade de falha de o-rings é menor.

A facilidade em verificar de onde ocorre a falha (regulador direito ou esquerdo, cilindro direito ou esquerdo, manifold , etc) é muito maior no sidemount onde você vê todo o sistema.

A possibilidade de trocar os reguladores em caso de falha também é um ponto positivo. Sem a ajuda do dupla, o mergulhador pode trocar os reguladores embaixo d´água, técnica que sozinho no sistema de dupla nas costas, se torna impossível.

Impossibilidade de bater torneiras, isolador ou reguladores no teto da caverna / naufrágio, gerando quebra, vazamento ou impossibilidade de fechar a torneira do isolador

Menor possibilidade de seu dupla esgotar o seu gás em uma emergência. Um dos pontos mais polêmicos no uso de cilindros duplos unidos por um manifold é que no caso de uma perda de gás do seu dupla (sem gás total) e terem que sair compartilhando gás por quilômetros para fora da caverna, pode fazer com que seu dupla, que já está estressado, respirando rápido, consuma todo o seu gás causando-lhe problemas sérios.

Com o sistema de sidemount o cilindro é passado ao mergulhador sem gás. Portanto ele tem aquele cilindro para sair (1/3 reserva). Você tem o seu (1/3) e pode sair com ele. Caso o dupla não consiga sair com o 1/3 que você deu a ele, o melhor a fazer é sair da caverna / naufrágio e procurar por ajuda e quem sabe, por mais suprimento de gás. É duro mas, é melhor um morto do que dois.

Saída da caverna / naufrágio sem a necessidade em se manter junto ao seu dupla (toque-contato). Umas das coisas que mais pode atrasar a saída em uma emergência dentro de uma caverna ou naufrágio, é o fato de terem que passar por restrições ou condutos apertados juntos, devido ao fato do cilindro estar preso ao mergulhador nas costas e unido por manifold.

Com o sistema de sidemount o mergulhador sem gás troca o cilindro vazio pelo de seu dupla e os dois podem passar por restrições mais facilmente pois conseguem fazê-lo um de cada vez e não mais “juntos no mesmo buraco”.

Eduardo Macedo
Instrutor desde 1995, possui mais de 6.000 mergulhos e já ultrapassou a marca dos 3.000 alunos formados. É um dos profissionais mais renomados em mergulho em cavena e grande experiência com cavernas na região central do Brasil. Atualmente é presidente da International Training Brasil e Gerente Regional Brasil da SDI-TDI-ERDI.