Octopus: Usando sem danificar a mangueira

Tenho visto com frequência mergulhadores utilizando o octopus de forma não recomendada pelos fabricantes, e explico.

Como todos sabem, o octopus é um regulador de segundo estágio voltado para situações de emergência e que requeiram ação rápida para um pronto atendimento, sendo preciso um acesso fácil e rápido, para que possibilite a entrega rápida ao mergulhador sem ar.

Como o octopus praticamente quase nunca sendo utilizado, muitos mergulhadores acabam fixando ele de qualquer forma junto ao colete equilibrador, e uma duas formas de fixação anda ocorrendo com frequência nas operações de mergulho… a fixação diretamente no D-ring do colete equilibrador ou fazendo meia volta no fixador de mangueiras do colete, um pequeno acessório plástico onde prendemos as mangueiras.

Conteúdo completo para Assinantes

ou assine agora mesmo:

1 ano: R$ 59,90

2 anos: R$ 99,90*





* A melhor opção pois você garante a isenção de possíveis aumentos no período.

Veja também:

Octopus não é segundo estágio !

Alguns mergulhadores utilizam o octopus como segundo estágio quando deveriam utilizá-lo somente em situações emergenciais.

Fixação curvada do Octopus – Isso pode danificar o equipamento

A fixação da mangueira do octopus no formato curvado degrada mais rapidamente o equipamento e pode colocar o mergulhador sob risco.

Mergulhador fica sem gás e vídeo demonstra sequência de erros

Três mergulhadores passaram por uma situação emergencial em um rio na divida do Canadá com os Estados Unidos, mostrando uma sequência de erros.

Octopus tradicional – Seu fim não está longe

Usado raramente e de grande importância, o modelo tradicional deve sair do mercado.