Outro acidente com cilindro de mergulho

Somente agora chegaram informações sobre um acidente ocorrido em agosto deste ano, onde um cilindro de mergulho com liga 6351-T6 da Luxfer explodiu durante a recarga.

O fato aconteceu na Austrália e o cilindro estava sendo recarregado quando repentinamente explodiu. Um homem que estava próximo à ele, acabou sofrendo graves ferimentos e tendo uma perna amputada posteriormente.

A liga 6351-T6 usada em cilindros de mergulho fabricados em 1987, apresentou sérios problemas de SLC e foram condenados pelos órgãos de segurança dos Estados Unidos e de outros países, não devendo ser recarregado e usado. O assunto já foi tema de outros artigos no Brasil Mergulho, onde alertamos para o sério risco que este cilindro oferece.

Outras investigações com este cilindro demonstraram que a falha é causada por uma trinca (SLC) na região do pescoço e berço do o-ring do cilindro, e em todos os casos, os acidentes ocorreram durante a recarga do cilindro.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.