Padronização de Cores para Deco Markers: Uma tendência mundial

Equipe apoiando mergulhadores realizando descompressão à deriva - Foto: Clécio Mayrink

Deco Marker é um dos equipamentos mais importantes de segurança que um mergulhador técnico normalmente utiliza.

Deco-Marker1Seja no mar, em lagos e até mesmo nas saídas de algumas cavernas, o mergulhador sempre poderá contar com o seu deco marker para um realizar uma parada descompressiva com mais segurança, sem esforço e ainda, indicando o seu posicionamento para a equipe de staff na superfície.

Apesar de alguns mergulhadores utilizarem o Lift Bag como um deco marker, ele não seria um equipamento indicado para tal, pois a altura que ele atinge fora d’água, é ser inferior à de um deco marker, dificultando assim que a equipe de apoio visualize o equipamento com facilidade.

Normalmente fabricados em nylon ou de lona emborrachada, são equipamentos de alta resistência, sendo que alguns possuem até uma válvula de segurança para que o ar em excesso saia livremente durante a sua rápida ascensão à superfície.

Apesar disso, alguns mergulhadores não indicam este modelo, pois acreditam que esta válvula poderia ser um ponto de falha, mais é uma questão de gosto pessoal.

Padronização de cores

Atualmente diversos mergulhadores tem discutido a padronização de cores para os deco markers, fabricados hoje nas cores alaranjada e amarela.

Existe uma tendência mundial de padronização de deco markers, onde a cor alaranjada seria para o uso padrão, ou seja, uma parada de segurança ou descompressiva normalmente realizada durante os mergulhos mais profundos e/ou mais longos.

Já os modelos de cor amarelada, seriam utilizados para um aviso de emergência à equipe de apoio aos mergulhadores na superfície.

Se pensarmos que um mergulhador tenha obrigatoriamente que realizar uma longa parada descompressiva e deseja informar a equipe sobre problemas embaixo d’água, realmente o uso de um deco marker com outra cor, traria uma comunicação melhor entre ambos, principalmente por esta cor ser a que mais se destaca entre as demais.

Atualmente alguns instrutores estão passando este padrão aos alunos de curso avançado, inclusive, a SeaQuest lançou um BC Jacket com um sinalizador embutido para ser utilizado em casos de emergência.

Uma tática utilizada por alguns mergulhadores em paradas descompressivas, é escrever em um slate o que está ocorrendo ou sendo necessário embaixo d’água, e prendê-lo no topo do deco marker. Com isso, o staff em um barco inflável poderia ler o que foi escrito pelo mergulhador diretamente do barco de apoio.

Deco-Marker2Outra forma de comunicação interessante, é escrever o seu nome no deco marker alaranjado, para que o staff saiba quem está realizando a parada descompressiva.

Então é interessante adotar este padrão ?

Sim, e antes de mais nada, você e todos os membros da equipe devem ter certeza de que todos tenham ciência deste procedimento.

Mergulhadores, não mergulhadores, piloto do barco, staff e etc, precisam conhecer esta comunicação e saber como proceder corretamente em caso de uma possível emergência.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.