Pescador se surpreende ao fisgar tubarão-martelo de 230 kg

Um grupo de pescadores de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi surpreendido pela captura de um tubarão-martelo de aproximadamente 230kg em uma rede de pesca na última quinta-feira. A captura ocorreu próximo à praia do Perequê.

Luan Henrique Silva dos Santos é um dos pescadores e estava acompanhado da família no momento do encontro com o animal. Segundo ele, o grupo estranhou o tamanho do tubarão. “Este é o primeiro tubarão martelo que pescamos neste ano. No ano passado, pegamos dois, mas ainda não tínhamos visto nenhum por aqui”, explica.

O pescador acredita que a chegada do verão tenha contribuído para a aproximação do tubarão na região. “Geralmente eles vem para cá nessa época para desovar. Pode ter sido isso”, disse.

O animal foi transportado pela família em uma picape e limpo. Ainda segundo os pescadores, o tubarão pesava 230kg e tinha aproximadamente 2.80 m de comprimento.

Segundo Marcelo Medina, da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental (PMA), a pesca do tubarão-martelo não é proibida, mas o assunto já foi discutido entre autoridades ambientais.

Já a prática chamada de ‘finning’, que ocorre quando o animal é capturado somente para aproveitamento das barbatanas, é proibida de acordo com a Instrução Normativa Interministerial nº 14, de 2012.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.