Pontos de Mergulho em Salvador

Foto: Clécio Mayrink

Banco da Panela

Considerado um sítio arqueológico devido à grande quantidade de naufrágios provenientes das batalhas do século XVII, está localizada na entrada do Porto de Salvador, a 200m do Forte São Marcelo. Com profundidades variando de 5 a 18m, tendo um excelente drift no local.

Beirada do Badejo

Excelente ponto para um pequeno drift, devido ao declive do relevo submarino, e com diversas espécies marinhas habitando o local, como o badejo quadrado e diversos tipos de corais. A profundidade gira em torno dos 10 aos 15m, estando  próximo ao Iate Clube.

Caramuanas

Considerado um dos melhores pontos de mergulho, onde encontramos grandes formações de corais, com profundidade variando entre 2 e 30m. Está localizado a 40 min. de barco, partindo da Ilha de Itaparica.

Ilha dos Frades

Com profundidades variando entre os 5 e 15m, mergulha-se em torno da ilha, onde é possível apreciar uma vida marinha bastante variada.

Jequiriçá

Parecido com Caramuanas possui profundidade variando de 1 a 30m. Localizado a 3 horas de barco, partindo da ilha de Itaparica.

Mar Azul

Distante quase 50km do Porto da Barra em sentido sudeste, Mar Azul, é na verdade um ponto em pleno mar aberto, onde as profundidades chegam a ser abissais, chegando aos 1.000m. Muitos peixes de passagem são encontrados, e uma água sempre cristalina, sendo um mergulho aconselhável apenas para os mergulhadores experientes.

Quebramar Norte

Foi construído com o intuito de proteger o Porto de Salvador. Este recife artificial é um excelente ponto de mergulho. Em toda a sua extensão observam-se recifes de corais, esponjas e grande diversidade marinha (budiões, ciliares, cavalos marinhos, camarões palhaços). Durante a noite, encontram-se lagostas, lulas, peixes trombetas, peixes cofres dentre outros. Profundidade de 2m e visibilidade de 5 aos 10m. 

Quebramar Sul

Profundidade entre 5 e 12m, podendo-se mergulhar tanto do lado de fora onde o fundo é de areia, quanto do lado de dentro, mais abrigado e onde o fundo é de lama. Observam-se nesse mergulho, diversas formações de corais, esponjas, muitos peixes (ciliares, maria preta, peixe cofre, salema), e à noite, muitas lagostas, lulas e camarões se fazem presentes.

Paredes

São formações rochosas recobertas de corais paralelas ao Canal da BTS (Bahia de Todos os Santos). A profundidade varia de 20m e 60m. Os platôs dos 20m servem de local de fundeio de diversos navios, já que o Porto de Salvador não comporta todos os navios. A extensão das paredes é imensa a todo momento novos pontos são encontrados por lá. Nas paredes realizam-se mergulhos utilizando carretilhas para um retorno seguro ao ponto de origem, ou se a maré estiver de enchente, é possível programar um drift. Nas bordas das paredes a vida é abundante e os peixes são grandes.

Ilha dos Frades

Com apenas 6 km de extensão e situada praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, a Ilha dos Frades apresenta paisagens lindíssimas, apesar de ser uma das menores ilhas da Baía. Segunda a lenda, a ilha recebeu este nome depois que os índios tupinambás assassinaram dois frades, que foram para a ilha com o objetivo de catequizá-los.

Considerada reserva ecológica desde 1982, possui a forma de uma estrela de 15 pontas e apresentam belas praias, coqueirais, montanhas, lagos, cachoeiras e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com a existência de árvores nativas, inclusive o pau-brasil.

O Mergulho na Ilha dos Frades a partir de Salvador é um passeio para toda a família, normalmente utilizam-se embarcações grandes tipo escuna, com 2hs de navegação. Durante a travessia, se têm uma belíssima vista de várias outras ilhas da Baía de Todos os Santos. Os pontos de mergulho são recobertos de recifes de corais e muita vida. Profundidade de 5 e 15m e visibilidade entre 10 e 15m. Após os mergulhos, é possível desembarcar na Praia de Ponta de Nossa Senhora.

A Praia da Ponta de Nossa Senhora está situada no norte da ilha, entre o Outeiro dos Carneiros e o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe. É uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades, por suas águas calmas, mornas e cristalinas, excelentes para o banho de mar, a pesca, o mergulho e outros esportes náuticos. Dispõe também, de barracas de praia, que garantem o conforto do turista, servindo frutos do mar e pescados, além de disponibilizar chuveiros para o banho de água doce.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.