Brasil Mergulho - A referência em mergulho
 

Principal     Artigos > Equipamentos
  
Imprimir Favoritos Recomende
Lanternas de Mergulho

Em muitas ocasiões, o mergulhador se depara com uma situação em que uma lanterna ajudaria a matar a curiosidade, como por exemplo, quando se quer saber o que há em uma determinada toca. Em outras situações como no mergulho noturno, você precisa de muita luz para poder ver o que há embaixo d'água com mais facilidade. Em situações como essa, uma lanterna é essencial e o mergulhador aproveita muito mais o mergulho, podendo visualizar o interior das tocas e pequenas cavernas. Quanto ao mergulho noturno estão, nem precisamos dizer que é indispensável.

Existem vários modelos no mercado atendendo a qualquer tipo de mergulho a ser realizado, com modelos mais simples aos mais técnicos e especializados, cabendo ao mergulhador avaliar o tipo mais adequado e a relação custo benefício. Basicamente podemos distinguir uma lanterna como tendo foco aberto e foco fechado.

Foco Aberto - Como o próprio nome diz, seu foco é aberto expandindo-se para os lados, iluminando um ângulo maior. Este modelo e mais indicado ao mergulho autônomo, e principalmente, para quem pretende mergulhar à noite.

Foco Fechado - Seu foco é concentrado, sendo mais indicada para mergulhos diurnos apenas e para quem pratica pesca submarina, pois ilumina com mais facilidade o interior das tocas.

Outras duas características, é o tipo de lâmpada e a quantidade de pilhas utilizadas. Existem no mercado 4 tipos de lâmpadas:

Kripton ou Kiptônio - Muito pouco utilizada atualmente e menos potente que as demais. Tem custo baixo.

Halógena ou Halogênio - É o tipo mais encontrado no mercado devido à sua qualidade, durabilidade e custo baixo.

HID (High Intensity Discharge) -  sendo a melhor lâmpada no mercado quanto à qualidade em iluminação e baixo consumo (4 vezes menor que a halógena), a luz emitida é totalmente branca como as dos faróis de veículos importados e tem uma potência maior. Seu maior problema é o custo, pois apesar ter uma vida útil de quase 2.000 horas, uma lâmpada HID nos Estados Unidos custa em torno dos U$ 180. Praticamente 100% dos mergulhadores que utilizam uma lanterna com lâmpada HID, são mergulhadores técnicos, devido à qualidade e confiabilidade.

Xenon ou Xenônio - Apesar de emitir boa luz, é inferior à HID e superior a halógena. Seu preço é alto e são raras as lanternas que trabalham com esta lâmpada. Aliado à isso, é um pouco difícil encontrar uma lâmpada de reposição.

 

Características importantes

Botões Liga-Desliga - Pensando em adquirir uma lanterna, veja como é a chave liga-desliga. Ela pode ter um simples contato metálico ou de um componente eletrônico chamado Read Switch, que é um pequeno tubo fechado à vácuo, onde os terminais fecham o contato estando totalmente isolado da parte externa. Lanternas com este tipo de chave, são mais confiáveis, pois caso a lanterna inunde, o contato elétrico ainda permanece mantendo a lanterna acessa.

O modelo mais comum, são as de rosca, onde o mergulhador gira a sua parte frontal para ligá-la. É simples, porém bastante funcional.

Empunhadura - Sendo a parte da lanterna onde o mergulhador a segura, tem que ser de fácil acesso e que não canse a mão.

Refletores - Veja como é o refletor. Quanto mais embassado, tende a ter um foco mais aberto e uma luz dispersa. Quanto muito espelhado, tende a ter um foco concentrado e normalmente alcançam mais alguns metros à frente do mergulhador.

Quantidade e tipo de pilhas - Quanto maior for o número e tamanho das pilhas, mais tempo de luz você terá, comparando-se um determinado tipo de lâmpada de mesma potência. Avalie antes o tipo de mergulho que você mais irá fazer, pois o que adiantará você adquirir uma grande lanterna se você não pratica mergulhos noturnos e/ou de longa duração ?

Engate / Amarração - Verifique se é possível amarrar alguma pulseira ou um pequeno cabo com mosquetão, para que em um determinado momento você possa prendê-la em seu colete equilibrador. As vezes necessitamos estar com as mãos livres.

Tipos diferentes - Existe no mercado alguns tipos diferentes de lanternas, algumas que se predem à cabeça do mergulhador e outras em formato de caneta. Ao meu ver, são extremamente inúteis, pois seu custo é elevado e são fáceis de perdê-las, não valendo à pena investir nisso.

Finalizando, antes de adquirir, olhe, pesquise, veja se é de fácil manejo, qualidade, tipo de lâmpada, pilha, tempo de funcionamento em uso contínuo e procure analisar se ela realmente suprirá suas expectativas. Depois disso, é curtir um mergulho com águas mais claras. Aproveite e veja a diferença !

 

 


 Lâmpada HID

 

 

 



Clécio Mayrink, nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS. Em 1990 se formou como Dive Master pela PADI, sendo atualmente, mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998, foi consultor técnico sobre mergulho no Atlas dos Esportes no Brasil, um projeto promovido pelo Ministério dos Esportes, relacionando todo o histórico dos esportes no Brasil, e consultor no projeto de proteção mundial de naufrágios promovido pela ONU / UNESCO. É juiz internacional AIDA e integrou a expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008.

Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 25 países, atuando em reportagens para revistas e TV's.

Foi o responsável pela integração de sistemas tributários entre a Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro e a Receita Federal, além de ter sido um dos responsáveis pelo SINTEGRA, para troca de informações fiscais entre Estados.

 



Veja também:

- Equipamento Básico - Como escolher
- Nadadeira ideal para o mergulhador
- Roupas de Mergulho - Modelos e observações antes de comprar
- Facas de Mergulho
- Lanternas de Mergulho
- Snorkel – Devo ou não utilizá-lo ?













 
  Topo
 
     
    Termos de Uso     Mídia     Anuncie     Fale Conosco  
     
    Conheça também  
 
     
Apoiamos
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Revista Mergulho
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
Conexões

 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos.