Brasil Mergulho - A referência em mergulho
 

Principal     Artigos > Equipamentos
  
Imprimir Favoritos Recomende
Nadadeira ideal para o mergulhador

Também conhecida como pé-de-pato, a nadadeira que apesar de ter uma simples aparência, é com certeza, um dos equipamentos onde mais os fabricantes investem em pesquisas e testes para um melhor aproveitamento e impulsão do mergulhador.

Seu objetivo, é impulsionar o mergulhador embaixo d’água, sendo fundamental para se ganhar velocidade e estabilidade durante o mergulho, proporcionando um mergulho mais amplo e seguro.

Antigamente elas eram fabricadas em borracha, e com o passar dos tempos e após centenas de pesquisas, os fabricantes iniciaram a produção de nadadeiras com um certo tipo de plástico ou de fibra de carbono, tornando-a mais leve e diminuindo o cansaço após o mergulho. Hoje, é possível encontrar no mercado nadadeiras de calcanhar, sem calcanhar, pala média (comprimento médio) e pala longa, ideal para quem pratica caça-submarina.

Modelos com calcanhar, são indicados para mergulhadores recreacionais e que pouco mergulham, pois a propulsão fornecida é inferior aos modelos sem calcanhar. Seu custo é inferior aos demais modelos.

Nadadeiras sem calcanhar, dão maior propulsão e sendo mais fáceis de serem calçadas. Você deve se atentar para o tipo de tira que segura a nadadeira em sues pés, pois é fundamental que esta tenha boa qualidade para que você não tenha a surpresa dela arrebentar no momento em que você já estiver no mar para se equipar para o mergulho. Alguns modelos possuem um tipo de trava para que a tira não se solte, mais isso é desnecessário além de aumentar muito o custo.

Já os modelos de pala longa, não são aconselháveis para o mergulho autônomo, pois levantam muita suspensão, além do espaço necessário para transportá-las e de deixarem o mergulhador totalmente desajeitado.

Ao procurar um modelo, faça uma avaliação entre os modelos disponíveis, coloque nos pés, veja os detalhes e qualidade do material em si. Preço na maioria das vezes, não significa nada quando falamos sobre nadadeiras. Se você pretende mergulhar várias vezes ao ano, um modelo sem calcanhar é o ideal, não esquecendo que o uso de uma bota é essencial. Meia com nadadeira sem calcanhar não dá certo, pois além de machucar o pé, irá se desgastar no terceiro mergulho.


Nadadeira Sporasub
Pala longa

 


Nadadeira de calcanhar

 


Nadadeira Mares sem calcanhar



Clécio Mayrink, nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS. Em 1990 se formou como Dive Master pela PADI, sendo atualmente, mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998, foi consultor técnico sobre mergulho no Atlas dos Esportes no Brasil, um projeto promovido pelo Ministério dos Esportes, relacionando todo o histórico dos esportes no Brasil, e consultor no projeto de proteção mundial de naufrágios promovido pela ONU / UNESCO. É juiz internacional de apnéia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008.

Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 25 países para reportagens.

Consultor em tecnologia e segurança para diversas instituições, como Petrobras, Confaz, Finep, Receita e órgãos da segurança pública, sendo um dos responsáveis pela implantação do SINTEGRA no país.

 



Veja também:

- Equipamento Básico - Como escolher
- Nadadeira ideal para o mergulhador
- Roupas de Mergulho - Modelos e observações antes de comprar
- Facas de Mergulho
- Lanternas de Mergulho
- Snorkel – Devo ou não utilizá-lo ?













 
  Topo
 
     
 
Termos de Uso      Mídia      Anuncie      Contato
 
     
    Parceiros  
 
     
Apoiamos
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Revista Mergulho
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos. Pessoas desqualificadas para o mergulho podem sofrer acidentes ou até morte.