Página Principal
 
Cursos de Mergulho Artigos Especialidades Equipamentos Pontos de Mergulho Operadoras de Mergulho Utilidades

28/03/2004

Certificadoras de Mergulho - Qual delas escolher ?

O futuro mergulhador deve ter em mente, que uma boa certificadora deve lhe prover qualidade antes, durante e após o curso de mergulho. Anos de experiência no ramo somente, não lhe trarão qualidade e assistência desejada, como alguns poucos cursos mencionam. Alguns se baseiam na tradição, e estes, acabaram ficando para atrás em vários aspectos, deixando de trazer inclusive, mais segurança ao mergulhador.

 

Um breve histórico

Até meados de 1990, os mergulhadores tinham diversos problemas durante os cursos, devido à falta de um bom material didático e equipamentos de qualidade inferior, onde em muitos casos, nem sequer havia uma boa manutenção. Os equipamentos eram inadequados e ultrapassados, pois não havia uma obrigatoriedade, instituição ou órgão no Brasil que cobrasse um padrão mínimo.

Na década de 90 em diante, certificadoras reconhecidas mundialmente começaram a desembarcar no Brasil, trazendo regras e exigências à serem obedecidas pelos profissionais, escolas e operadoras de mergulho quando associadas. Ocorreu um "boom" no mercado brasileiro, pois os cursos começaram a ter uma qualidade superior, com instrutores mais atualizados, mais disponibilidade de materiais didáticos, novos equipamentos nos cursos, e diversas mudanças que proporcionam mais segurança.

No passado, alguns procedimentos ensinados foram deixados de lado, por serem considerados desnecessários e de um estilo padrão "militar", o que fazia com que muitos pretensos mergulhadores abandonassem o curso ou, simplesmente tiravam conclusões erradas sobre o que era o mergulho recreativo.

Atualmente, apesar das certificadoras serem estrangeiras, todo material didático está traduzido para o português, seguindo o que chamamos de "standards", que nada mais são do que regras a serem cumpridas rigorosamente pelos instrutores.

 

Qual delas escolher ?

As certificadoras mencionadas na tabela, possuem reconhecimento mundial, sendo imprescindível a certificação emitida por uma delas para aqueles que desejarem viajar ao exterior para mergulho, por exemplo. Todas as operadoras de mergulho irão solicitar o seu certificado de mergulho, para que tenham a certeza de que você está apto para a prática do mergulho desejado.

 

Veja principalmente:

Certificação - Na minha opinião, um certificado não deve possuir data de expiração. Há uma certificadora que de tempos em tempos cobra por uma anuidade para atualização cadastral e comprovação de condições de saúde.

Minha conclusão é que isso não vale nada, pois o mergulhador, assim como em qualquer outra atividade, deve ter em mente que ele deve realizar seu check-up anual, não cabendo a certificadora ficalizar esse tipo de coisa. bom médico para se ter a certeza disso.

Um detalhe importante e que ocorrera comigo... Por uma infelicidade, acabei perdendo um certificado que estava dentro de uma carteira, e quando resolvi solicitar uma 2ª via do mesmo, fui informado que eu teria que fazer um novo curso de mergulho, pois como já havia passado 6 anos desd a última renovação cadastral, meu certificado foi automaticamente cancelado pela certificadora em questão.

 

  • Ficam duas perguntas: Vale a pena pagar por uma renovação que não me trará benefícios ?
     
  • O fato de eu não renovar um cadastro, eu deixo de ser mergulhador ?

 

A resposta para a primeira pergunta: É uma escolha pessoal..., quanto a segunda, é lógico que não, mas ignorei isso, mais que fique aqui o alerta aos desavisados.

Independente dos fatos acima, o certificado deve ser reconhecido internacionalmente, para que qualquer outra operadora de mergulho possa aceitar o certificado e permita que você mergulhe sem transtornos. Mas não se engane com essa questão de anuidade ou seja lá qual for a taxa cobrada posteriormente. Certificadora séria não cobra taxa !

 

Equipamentos utilizados no curso

Veja antes de ingressar em um curso de mergulho, os equipamentos a serem utilizados durante o curso. Uma boa escola de mergulho possui material de qualidade e em bom estado, seguindo as exigências das certificadoras. Desconfie de equipamentos em péssimo estado de conservação.

De certa forma, hoje o Brasil possui diversas opções de certificadoras, cabendo ao iniciante visitar as operadoras, verificar as condições das escolas e procurar obter informações dos profissionais que lhe fornecerão o treinamento. Ou então, conversar com algum amigo que já mergulha. O número de mergulhadores cresce a cada ano, mas é como se fosse uma grande família. Muitos se conhecem e sabem quem indicar e os não recomendáveis.



 
Clécio Mayrink,
nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008.

Produziu documentários sobre as Bahamas, Bonaire, Galápagos e Laje de Santos, visitando mais de 30 países.

Idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998, atuou como consultor para a ONU, UNESCO, e diversos órgãos públicos do Brasil.



Veja também:

- Iniciantes de Curso Básico - Primeiros passos do futuro mergulhador
- Aprendendo a mergulhar
- Especialidades no mergulho
- Certificadoras de mergulho - Qual delas escolher ?
- Cursos de Mergulho
- João Paulo Franco (Johnny), fala sobre o Mergulho Técnico








 
  Topo
 
     
 
Termos de Uso      Mídia      Anuncie      Contato      English
 
     
    Parceiros  
 
     
Apoiamos
ABISUB
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos. Pessoas desqualificadas para o mergulho podem sofrer acidentes ou até morte.