Brasil Mergulho - A referência em mergulho
 

Principal     Naufrágios > Submarinos naufragados no Brasil > Relação
  
Imprimir Favoritos Recomende
Submarinos naufragados na costa brasileira
 
Nome U-128
Data 16/05/1943
GPS 10º 00' S / 35º 35' W
Localização A 10 milhas da costa do Estado de Alagoas
Motivo Cargas de profundidade MK-44
Tipo IX C
Nacionalidade Alemanha
Comandante Capitão Tenente Hermann Steinert
Atacantes Aviões Mariners do VP-74 / P-6 / P-5 e destroiers Moffett e Jouett
Observações

Ao nascer do sol, dois aviões Mariners avistaram a 18 milhas de distância, um submarino navegando na superfície, e atacaram imediatamente.

O primeiro lançou bombas de profundidade MK-44 após a submersão. Os dois aviões sobrevoaram a área até que a proa do U-boat foi vista chegando a superfície. O segundo Mariner atacou o submarino já parado na superfície com suas cargas de profundidade MK-44. Quando a nuvem de água pulverizada baixou, o submarino estava imóvel, e no centro da área convulsionada.

A guarnição nazista estava atenta aos atiradores dos canhões de ambos os aviões atacantes, que despejaram 4.500 balas de calibre 50, contra o submarino, durante as 20 passagens. O U-boat tentou retomar a marcha, tentando mergulhar.

Após lançamento da última carga de profundidade, as máquinas do submarino pararam e a tripulação abandonou o barco.

Os destroiers Moffett e Jovett atacaram com tiros de canhão o submarino. O U-boat levantou a proa e afundou rapidamente, e os navios ingleses recolheram 47 homens da tripulação e 7 morreram a bordo.

Flotilha 2
Veja também -

 
Créditos: Captain Jerry Mason, USN

Fotos: Wurttembergishe Landesbibliothek














 
  Topo
 
     
    Termos de Uso     Mídia     Anuncie     Fale Conosco  
     
    Conheça também  
 
     
Apoiamos
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Revista Mergulho
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
Conexões

 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos.