Brasil Mergulho - A referência em mergulho
 

Principal     Pontos de Mergulho > Minas Gerais
  
Imprimir Favoritos Recomende

Pontos de Mergulho no Estado de Minas Gerais

Local: Mina da Passagem
 
Histórico:

Data do século XVIII a descoberta do ouro em Passagem. A 12 de março de 1819, o Barão W.L. Von Eschwege formou a primeira empresa mineradora do Brasil, sob o nome de Sociedade Mineralógica de Passagem. Construiu o engenho, com dez pilões californianos, ainda hoje em atividade, e estabeleceu o primeiro plano de lavra subterrânea que, com aperfeiçoamento no correr dos anos, ainda é utilizado, sob elogios gerais. Somente após o ano de 1800 é que se descobriu o ouro nos Quartzitos, nos xistos grafitosos e nos dolomitos, dando novo rumo à exploração de jazidas.

A 26 de novembro de 1863, a Anglo Brazilian Gold Mining Company Limited, encampou a Sociedade Mineralógica de Passagem. De 1874 a 1883, a mina esteve paralisada. A 24 de março de 1883, foi vendida a um sindicato francês, que constituiu a "The Ouro Preto Gold Mines of Brazil Limited". A nova empresa operou com grande sucesso até março de 1927, quando foi vendida ao Grupo Ferreira Guimarães, banqueiros de Minas Gerais, e transformada, em maio do mesmo ano, na atual Companhia Minas da Passagem.

A Companhia Minas da Passagem operou regularmente até 1954. De então, até 1973, esteve paralisada. A 19 de dezembro de 1973, o Grupo da Companhia Anglo Brasileira de Construções adquiriu o controle acionário da Companhia Minas da Passagem e em setembro de 1976 repassou o mesmo ao Dr. Walter Rodrigues, no sentido de que este assumisse o controle acionário, bem como organizasse administrativamente a empresa.

A mineração de ouro se tornou inviável, porém a Mina da Passagem estava fadada ao sucesso com a exploração de um novo filão: o turismo.

A mina foi aberta à visitação, proporcionando aos turistas do mundo todo, que chegam em grande número, a oportunidade única de ver de perto os resquícios do passado histórico e glorioso de Minas Gerais.

A equipe da antiga Divegold adquiriu a concessão da exploração do mergulho na Mina da Passagem em julho de 1999, atuaram intensamente para estruturá-la para o mergulho técnico. Em 2001, a mina foi fechada a pedido de seu proprietário.

 
Características:

Com sua água cristalina e visibilidade 100%, a mina além de um local muito bonito, é excelente para a prática de mergulho em caverna. Ela é extensa, tendo em torno de 12 Km², com diversos túneis e galerias, sendo alguns cabeados.

Para agendar um mergulho ou obter mais informações acesse o site da operadora Dive Gold, que é a responsável pelos mergulhos no local. O endereço é www.divegold.com.br .

 
GPS: 20º 23,451' S  /  43º 26,413' W
 
Como Chegar: De São Paulo - Pega-se a BR-381 (Fernão Dias) em direção à Belo Horizonte. Ao chegar, em Belo Horizonte, pegar a BR-040 em direção ao Rio de Janeiro, porém, seguindo após o trevo, em direção à Ouro Preto. Alguns kilometros antes de Ouro Preto, pegar a entrada para a cidade de Mariana.

Do Rio de Janeiro - Pega-se a BR-040 em direção à Belo Horizonte. Seguir em direção à Ouro Branco e depois para Mariana.

 
Vídeos - Vídeo com a matéria sobre a Mina da passagem
- Mina da Passagem - Parte 1
- Mina da Passagem - Parte 2
- Romeu Dib fala sobre os mergulhos na Mina da Passagem
 
Veja também: - Slideshow /  Por: Eduardo Kossatz
 
Colaboração: Romeu Dib e Rodrigo de Castro Barbosa

Fotos: Ricardo "Lalo" Meurer

Fotos: Clécio Mayrink


Base de mergulho














 
  Topo
 
     
    Termos de Uso     Mídia     Anuncie     Fale Conosco  
     
    Conheça também  
 
     
Apoiamos
Daniel Botelho
Instituto Laje Viva
Revista Mergulho
Coral Restoration Foundation    
Projeto Meros do Brasil    
Conexões

 
   
  O site Brasil Mergulho é integrante da Brasil Mergulho Produções e foi criado com a missão de oferecer informações sobre Mergulho e todos os assuntos relacionados de forma qualificada, rápida e gratuita. O Brasil Mergulho Produções não se responsabiliza pelo conteúdo exposto, não comercializa produtos e não atua na área de cursos e treinamentos de mergulho. Caso você não concorde com algum conteúdo exposto neste portal ou possua alguma dúvida em relação aos termos de uso do portal, entre em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos. Publicidades e campanhas aqui veiculadas, não refletem nossa opinião. Mergulhar requer cursos e treinamentos.