Principais destinos com liveaboards para mergulhadores iniciantes

Foto: Clécio Mayrink

Aprender a mergulhar é um momento emocionante e quase todos os mergulhadores se lembram da primeira respiração subaquática e do primeiro local de mergulho que exploraram.  Há muitos destinos excelentes para os novos mergulhadores experimentarem uma vez qualificados, incluindo liveaboard perfeitos para ganhar confiança e habilidades entre os locais de mergulho de classe mundial.
 
Conheça 10 destinos de liveaboard indicados para mergulhadores iniciantes abaixo.

Grande Barreira de Coral – Austrália

A Grande Barreira de Corais, que se estende por 2.300 km ao longo da costa de Queensland, é perfeita para novos mergulhadores. Existem inúmeros liveaboards na Austrália e muitos não exigem um número mínimo de mergulhos para participar. O mergulho é possível durante todo o ano e os meses de verão (dezembro / janeiro) oferecem uma temperatura da água de 30ºC. Mergulhadores que visitam a região durante o inverno australiano, podem nadar com baleias minke utilizando a embarcação Spoilsport. Com uma visibilidade que supera os 40m, o Mar de Coral possui uma vida marinha diversificada em vários locais.

Bahamas

As Bahamas são conhecidas por condições de mergulho fáceis e consistentes, tornando-a perfeita para novos mergulhadores. É um ótimo destino para mergulho com tubarões. Os mergulhadores podem se juntar a um live aboard para Tiger Beach, próximo a Grand Bahama e desfrutar de locais com mergulhos entre de 6 a 30m de profundidade, havendo pouca ou nenhuma corrente. Algumas empresas solicitam uma certificação Open Water com um mínimo de 30 mergulhos. O Master Bahamas requer apenas 4 mergulhos registrados para se juntar aos safáris para Tiger Beach. Outubro a janeiro são os melhores meses para visitar a temporada de pico do tubarão-tigre.

Mar Vermelho

O Mar Vermelho é conhecido por locais com mergulhos com corais moles e duros coloridos, grande visibilidade e abundância de peixes e naufrágios. Existem numerosos barcos diários de Sharm el-Sheikh que visitam a famosa Reserva Marinha Ras Mohammed e o Estreito de Tiran, além de mergulhos acessíveis em terra. A melhor maneira de explorar os locais offshore e evitar as multidões é em um live aboard partindo de Sharm el Sheikh ou Hurghada. Mergulho é possível durante todo o ano e há uma abundância de locais de mergulho e itinerários de liveaboard para escolher. Os mergulhos de checagem são comuns em liveaboards no Egito, ajudando a equipe a garantir que eles planejem os mergulhos certos para todos os níveis de experiência.

Tailândia

A Tailândia é a favorita entre novos mergulhadores e a combinação de diversos locais de mergulho e liveaboard com preços acessíveis e paisagens deslumbrantes atrai mergulhadores todos os anos. Os locais de mergulho incluem recifes, paredes, naufrágios, lajes, cavernas e muito mais. Há uma vida marinha abundante para se apreciar, incluindo arraias manta e tubarões-baleia, além do mergulho ser possível durante todo o ano. Ambos os itinerários liveaboard curto e longo estão disponíveis, tornando-se um ótimo destino para ganhar uma certificação Open Water.

Seychelles

As Seychelles é um excelente destino para os mergulhadores experimentarem a navegação a bordo de um moderno iate ou escuna tradicional, enquanto desfrutam de mergulho recifal entre este arquipélago de 115 ilhas. As profundidades do local de mergulho das Ilhas interiores são de 8 a 30m, com condições fáceis, tornando-o ideal para novos mergulhadores. A vida marinha é diversa, com polvos, moreias, nudibrânquios e tubarões. O mergulho é possível durante todo o ano e um liveaboard Mahé em outubro ou novembro oferece a oportunidade de nadar com a visita de tubarões-baleia.

Sri Lanka

Sri Lanka, uma pequena ilha ao largo da costa da Índia, tem safáris de mergulho liveaboard no Northwest Kalpitaya que oferecem mergulho incrível para mergulhadores novos e experientes. O recife de coral no noroeste de Kalpitaya tem tubarões galha preta e a chance de ver baleias azuis, jubarte, cachalotes e diversas espécies de peixes de recife. Os liveaboards são luxuosos, e os mergulhos são realizados para garantir que novos mergulhadores sejam colocados dentro de grupos com habilidades similares. A visibilidade gira em torno dos 40m, e os liveaboards saem entre novembro a fevereiro.

Ilhas Salomão

As Ilhas Salomão são compostas por 922 ilhas e possui recifes intocados com mais de 500 espécies de corais, além de numerosos naufrágios da Segunda Guerra Mundial para explorar. Existem mais de 600 aviões e 200 variedades de outros destroços nas águas das ilhas da Flórida e alguns dos naufrágios podem ser desfrutados por mergulhadores recreativos. Encontramos por lá liveaboard duração entre e 2 e 15 dias, não havendo exigência mínima de mergulhos registrados.

Cuba

O governo cubano só permite que um certo número de pessoas mergulhe todos os anos, resultando em reservas marinhas saudáveis ​​e intocadas, como os Jardines de la Reina e o Arquipélago de Canarreos. Mergulhar em Cuba é adequado para novos mergulhadores, possui condições fáceis de mergulho e é conhecido por excelentes mergulhos noturnos. A diversidade da vida é impressionante; havendo mais de 700 espécies de peixes, incluindo 100 espécies de tubarões e mangues com peixes-boi. A melhor época para visitar é de dezembro a abril.

Belize

Os mergulhadores que visitam Belize podem desfrutar da Barreira de Corais de Belize, a maior do hemisfério norte, e do famoso Blue Hole. Os mergulhos incluem recifes de coral rasos, mergulhos na parede, mergulhos à deriva e mergulhos profundos no Blue Hole. Há uma abundância de locais adequados para novos mergulhadores e vida marinha, incluindo garoupas, valetes, raias de águia e tartarugas. Os tubarões-baleia podem ser vistos em Placencia de abril a junho.

Turks & Caicos

Este arquipélago de 40 ilhas de coral é rico em vida marinha, com tubarões de recife do Caribe, tubarões-lixa, tartarugas-de-pente, golfinhos-nariz-de-garrafa e raias de águia sendo normalmente avistados. Também é possível avistar baleias jubarte durante os meses janeiro a março. O mergulho em mar aberto está disponível durante todo o ano e essas ilhas possuem um mar calmo e temperaturas constantes durante todo o ano.