Procedimento de limpeza e lubrificação para Reguladores

Foto: Clécio Mayrink

Banho Ácido

Recomendo o ChromeSafe (P/N 0201-09) para limpeza de todo metal reutilizável e partes de aço.

O ChromeSafe é um limpador especialmente formulado que não danifica borracha ou teflon, contudo, efetivamente remove graxa de silicone, corrosão, separa limalhas de metal e deixa um brilho invejável.

Para melhores resultados, submeta as partes em um limpador de ultra-som durante 5 à 15 minutos, a menos que o cromo de seu regulador esteja lascado ou escamando. Essas áreas devem ser limpas com cuidado especial e separadamente fora do limpador de ultra-som para evitar agitação as peças que sejam mais delicadas, como os cones de orifício, tomando muito cuidado para não machucar sua superfície.

ReguladorPrecaução

Ácidos Severos, como ácido muriático, podem causar dano para as partes e devem ser evitados estritamente. Vinagre branco, embora menos eficiente, é um substituto satisfatório para ChromeSafe.

Ultra-som usados com tempos superiores a 15 minutos, podem danificar o acabamento de cromo de certas áreas. Use um cronômetro e não se afaste do ultra-som enquanto estiver limpando.

Embora ChromeSafe tenha um agente desengraxante e limpe partes pesadamente engraxadas, isso encurtará a vida efetiva da solução e exige que seja substituído mais frequentemente. Podem ser desengraxadas as peças em uma solução de água morna e detergente de cozinha moderado antes de ser colocado no banho ácido.

Banho neutralizador – Misture 1 /4 xícara bicarbonato de sódio para 2 litros d’água. Remova as partes diretamente do banho ácido e mergulhe nesta solução durante 30-60 segundos.

Enxágue – Use água de torneira para enxaguar seu material e remova as partes diretamente do banho neutralizante, e depois enxágue. Agite ligeiramente, e deixe descansar de molho durante pelo menos 15 minutos. Remova, sopre e seque com baixa pressão (25 psi) com ar filtrado, e inspecione para assegurar limpeza total, olhando de perto.

Alumínio anodizado, plástico e partes em borracha

Separe as partes de alumínio anodizado, plástico ou borracha, colocando-os em recipientes plásticos e limpe-os em uma solução com água morna misturada com detergente de cozinha de forma moderada. Use uma escova de dente de fibra sintética suave para remover qualquer depósito. Depois, seque com ar filtrado de baixa pressão.

Mangueiras

Se a formação de corrosão é severa, é permitido colocar só os empates de mangueira em limpador de ChromeSafe , e não permita que nenhuma solução entre na mangueira. Enxágue em água fresca seque com pano limpo e depois pendure-as num varal ou corda. Não esqueçam de soprar ar por elas antes de instalar no regulador.

Lubrificação

Todos os o-rings deveriam ser lubrificados com qualquer um Christo-Lube (de preferência para sistemas de alta pressão) ou Dow Corning #111. Na falta destes utilize graxa de silicone. Olhe os o-rings contra luz e remova qualquer excesso visível correndo os 0-ring entre dedo polegar e dedo indicador. Evite aplicar quantias excessivas de graxa de silicone, graxa em excesso agrega partículas que podem causar dano para o 0-ring.

Podem ser vestidas mangueiras e outras partes de borracha pretas e podem ser preservadas usando um pano limpo embebido com óleo de silicone.

Precaução

  • Silicone de spray de Aerossol deve ser evitado estritamente. Não tente usar como um substituto para graxa de silicone.
  • Não aplique lubrificante de silicone nas mangueiras e outros, isto causará desgaste prematuro.
Miguel Lopes
Instrutor de mergulho CMAS nº 77 desde 1990, trabalhando no mercado de mergulho há mais de 20 anos, sendo Master Technician Aqualung. Reconhecido em todo o Brasil devido ao seu grande conhecimento técnico em equipamentos de mergulho, é um dos raros inspetores formados e certificados pela Professional Scuba Inspectors (PSI) no país.