Recuperando a lâmina de sua Z-Knife

Foto: Clécio Mayrink

Fabricada inicialmente para atender a demanda dos mergulhadores técnicos, a cada dia, essas pequenas facas de corte rápido vêm ganhando mais espaço no mercado, sendo adquiridas também pelos mergulhadores recreacionais.

As principais vantagens deste pequeno e simples equipamento, é o seu corte rápido e tamanho reduzido.

Para que um mergulhador se livre de um eventual emaranhamento com algum cabo de nylon, ou até mesmo, uma simples linha de pesca, essas facas de corte rápido são uma excelente ferramenta para tirar o mergulhador de uma situação indesejada.

Atualmente, encontramos diversos modelos e tamanhos deste tipo de faca, no entanto, apesar de alguns modelos também utilizarem uma lâmina fabricada em inox, com o tempo, estas lâminas apresentam ferrugens, principalmente quando utilizadas com frequência em mergulhos realizados no mar. O problema da ferrugem na lâmina tem como origem, a qualidade do inox utilizado.

Sendo um amante do mergulho técnico, é claro que carrego uma dessas facas nos mergulhos, mas infelizmente acabo tendo este problema de ferrugem na lâmina.

E como resolver isso ?

Inicialmente entrei em contato com alguns distribuidores e realmente não há como trocar a lâmina por uma nova e do próprio fabricante e conversando sobre o problema com um amigo, surgiu uma idéia que acabou dando certo.

Porque não trocar a lâmina anterior por uma lâmina de bisturi descartável ?

As lâminas deste tipo de bisturi, além de serem fáceis de serem cortadas e moldadas, são baratas e fáceis de serem encontradas. Além de serem fabricadas em inox.

Trocando a lâmina

Para realizar a troca, você precisará dos seguintes itens:

  • Lâmina de bisturi descartável número 20 (Em média R$ 0.80 à R$ 1 nas casas de produtos médicos)
  • Alicate de bico fino
  • Chave de fenda
  • Esmeril ou ferramenta do tipo
  • Morsa
  • Óculos de proteção

Realizando a troca

Antes de qualquer coisa, é muito importante ter em mente, que as lâminas são perigosas e requer além da atenção, muitos cuidados ao manuseá-las, principalmente no que diz respeito à lâmina de bisturi. Pegue-a com muita cautela, pois é muito fácil se corta com ela.

Procedimentos:

1 – Com a chave de fenda adequada, remova o parafuso que fixa a lâmina ao corpo da faca.

2 – Como a lâmina encontra-se enferrujada, esta ferrugem dificulta a remoção. Com o alicate de bico fino, tente removê-la no sentido do corte de passagem da lâmina no corpo da faca. Caso ela nem se mexa, será necessário arrancá-la aos pedaços mesmo.

Em alguns casos, passar um WD 40 entre a lâmina enferrujada e o corpo da faca, podem facilitar a remoção da lâmina do corpo. Se durante a remoção ainda sim ficar algum pequeno pedaço no interior da faca, faça a remoção do mesmo utilizando algum prego, alfinete ou até com um estilete. O importante é não deixar nenhum resquício da lâmina utilizada anteriormente.

3 – Retire a lâmina de bisturi da embalagem e experimente colocá-la no lugar em que se encontrava a lâmina anterior. Veja o detalhe da curvatura do corpo da faca.

4 – Remova a lâmina e coloque-a presa à uma morsa e esteja certo de que a mesma não irá se soltar facilmente.

5 – Coloque os óculos de proteção e com o esmeril, faça o arredondamento do bico da lâmina de bisturi, de forma que esta, passe à ter a curvatura adequada ao local onde ela será colocada. O uso dos óculos nesse passo é muito importante, pois evitará que algum resíduo do inox removido caia em seus olhos, podendo trazer problemas.

6 – Introduza a lâmina de bisturi com alicate de bico fino o no interior do corpo da faca, até o momento em que ela não entre mais.

7 – A parte desta lâmina que ficar para fora do corpo da faca deverá ser removida. Para isso, utilize o alicate de bico fino, entortando a lâmina para um dos lados. Isso fará com que o inox se quebre, deixando as pontas da lâmina para fora do corpo da faca.

8 – Coloque a faca já com a lâmina nova presa na morsa e novamente com o esmeril, remova o excesso que ficou para fora da faca.

9 – Com a chave de fenda, coloque e aperte o parafuso para a fixação da lâmina ao corpo da faca.

Pronto !    Você já tem uma faca de corte rápido nova.

Veja abaixo a seguência de fotos com a troca da lâmina:

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.