Reguladores de Mergulho: Uma boa habitação para insetos

Foto: Ocean Zone Explorers

Recentemente algumas pessoas ficaram espantadas com algumas imagens publicadas na Internet, onde era possível ver reguladores de mergulho sendo abertos com insetos habitando seu interior.

Alguns chegaram a questionar se isso seria algo do tipo “fake news” (história mentirosa), e infelizmente não é o caso.

As imagens mostram casulos e larvas insetos habitando o segundo estágio de reguladores de mergulho.

Todos os reguladores possuem aberturas, proteção e abrigo para esses insetos, e quando o mergulhador deixa seus equipamentos de mergulho em locais expostos e sem usar por muito tempo, isso pode facilitar a entrada de insetos, a colocação de ovos e desenvolvimento de larvas.

Além disso, a falta de manutenção de equipamentos, também pode facilitar esse tipo de problema.

Segundo o Miguel Lopes, que é dos técnicos mais renomados em equipamentos de mergulho do mercado brasileiro, restos de alimentos também podem ser um chamariz de insetos para o interior do regulador, sendo importante o mergulhador estar sempre atento as condições de armazenagem do equipamento em sua residência e realizar a manutenção preventiva anual.

Aliás, recentemente publicamos um outro artigo aqui com um tema parecido, sobre animais e insetos habitando equipamentos de mergulho.

Ouça abaixo os comentários do Miguel sobre o assunto.

 

Segundo estágio de regulador com larvas

No vídeo abaixo é possível ver larvas andando pelo segundo estágio de um regulador de mergulho, mostrando o quanto é importante ter atenção com seus equipamentos de mergulho.

Muito provavelmente as larvas no vídeo abaixo seriam de alguma mosca, que pousou no regulador e entrou pelo bocal para a colocação de seus ovos no interior do equipamento.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 pela CMAS e Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount. Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP), atuando em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.