Roatan – Honduras

Foto: Wikimedia

Bay Islands, ou “Las Islas de la Bahía” como são conhecidas em Honduras, são um conjunto de Ilhas localizadas a 30 milhas náuticas da costa de Honduras, no Mar do Caribe. O sistema de recifes que envolve as ilhas fazem parte da maior barreira de recifes de coral do hemisfério norte, que se estende de Belize para Honduras, e é também a segunda maior barreira de corais do mundo, perdendo somente para Austrália.

Roatan4Essas ilhas, que foram visitadas por Colombo durante a quarta viagem para as Américas em 1502 e foram usadas por Britânicos, holandeses e piratas franceses como uma base para pilhagem dos tesouros dos navios espanhóis, atualmente são visitadas por aventureiros em busca da beleza de suas praias, montanhas e águas, tendo transformado esse destino em um dos mais desejados.

As três principais ilhas são Roatan, Utila e Guanaja, sendo Roatan a maior das Ilhas, com aproximadamente 34 milhas de comprimento por 2 milhas de largura, e a mais popular. Nela se localiza um aeroporto internacional. Roatan é agradável, possui montanhas exuberantes e oferece um mar azul turquesa e praias belas e protegidas.

Os mergulhos

Recifes de corais, paredões cobertos por esponjas, naufrágios, golfinhos e muita vida formam o cenário que iremos encontrar em Bay Islands. Honduras reúne, segundo dados das autoridades locais, 96% da vida marinha do Caribe, desde pequenos seres fluorescentes até tubarões Baleia. Confesso que cheguei a pensar que fosse 100%.

A temperatura das suas águas fica em torno dos 30 graus centígrados, sendo que chegamos a pegar 31 graus a 35 metros de profundidade, algo considerado muito pouco provável em qualquer ponto do Brasil. Apesar de termos visitado a ilha de Roatan nos meses de setembro e outubro, a visibilidade em poucos momentos foi inferior a 20 metros. Na alta temporada, Roatan2que vai de fevereiro a agosto, as águas costumam apresentar melhor visibilidade, e o mar ser ainda mais calmo.

A nossa opção foi pelo Anthony’s Key Resort, que reúne um ambiente romântico, com seus chalés de madeira, alguns sobre as águas, uma estrutura de mergulho de dar inveja (são cinco lanchas de 42’ e quatro de 48’, todas dedicadas ao mergulho) e pontos de mergulho raramente a mais de 10 minutos de navegação. Além disso o resort abriga o RIMS, o qual atua em estudos com golfinhos e possui programas de mergulho e encontro com os golfinhos.

Os amantes dos naufrágios irão se deliciar ao visitar o Áquila e o Odyssey, este último com quase 300’ de comprimento. Ambos estão em torno dos 35 metros de profundidade. Para quem quiser, a operadora dispõe de nitrox.

Para quem gosta de paredões e muita vida, cada ponto é uma nova descoberta e não é raro encontrarmos arraia vindo do azul, e com um pouco de sorte até mesmo pequenos tubarões. White Hole, Charlie´s Choise e Deep Ell Garden são ótimas pedidas. Em vários pontos você poderá desfrutar de pequenas cavernas e canais, cobertos de vida.

Para os amantes da macro-fotografia este é um paraíso. Cavalos marinhos, polvos, caranguejos, peixes, moreias, lagostas, corais, sea slugs, camarões, esponjas, enfim, todo tipo de vida marinha. O mergulho noturno é particularmente fantástico e não pode ser perdido. O pacote de uma semana já inclui dois mergulhos, mas quem quiser pode fazer saídas de praia e curtir mais um pouco.

Roatan1Porém, a grande atração dos mergulhos no Anthony´s Key Resort é o mergulho com os golfinhos Nariz de Garrafa. Um treinador nos leva até próximo do cercado onde eles ficam, para interagirmos com eles e de lá seguimos para o ponto denominado Front Porch, onde vamos mergulhar com dois golfinhos, a uma profundidade de 18 metros. Nesta experiência passamos cerca de 40 a 50 minutos vendo esses seres fantásticos passar por nós, nos observar com curiosidade e brincar, deixando-se ser tocado. Ir a Roatan e não mergulhar com os golfinhos é como vir ao Rio de Janeiro e não conhecer ao menos o Cristo e o Pão de Açúcar.

Programa imperdível é visitar a praia de Tabyana Beach, localizada em West Bay, onde os barcos da operadora param para fazerem um almoço entre o segundo e terceiro mergulho na quarta-feira. Suas águas transparentes e sua areia clara fazem desse um dos mais belos pontos da ilha.

Uma programa que vale a pena, é pegar um pacote na operadora que irá levar você para mergulhar em Cayos Cochinos, conhecido como o paraíso macro da região. O pacote inclui três mergulhos e almoço, sendo cobrado à parte. Se você gosta deste tipo de mergulho garanto que vale cada centavo. A depender das condições do mar você poderá ainda mergulhar em uma laje no meio do caminho, onde a quantidade e variedade de vida são abundantes e, como é pouco mergulhado, permite que você chegue bem perto.

Roatan3O pacote básico no Anthony’s Key inclui três mergulhos por dia, sendo dois pela manhã e um à tarde, além de dois noturnos (terça e quinta) e mergulhos ilimitados de praia. As atividades com golfinhos são cobradas à parte. Além desse resort existem outras boas opções na ilha, como o CoCo View Resort e outros.

Como chegar

A melhor opção é ir até Miami, destino operado por várias companhias aéreas. De lá as opções são as companhias TACA e SOL AIR, que operam vôos diretos para Roatan, ou com conexões em San Pedro Sula e La Ceiba, partindo dos aeroportos de Houston, Dallas, e Miami. Para quem chega em Honduras para conexão, a mesma é feita pelas companhias locais Isleña, Sosa, e Caribbean Air.

O vôo de Miami até Roatan dura em torno de 2 horas, e se for feito por conexão, o tempo entre Miami e Roatan não costuma ser superior a 4 horas.

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Honduras, porém será necessário visto americano para passar pelos Estados Unidos, mesmo que seja apenas em trânsito.

Informações complementares sobre o país, a Ilha e o resort poderão ser obtidas nos sites abaixo:

  • www.roatan.com
  • www.honduras.com
  • www.anthonyskey.com
  • www.roatanbayisland.com

 

Dicas

  • Levem repelentes, pois os mosquitos não brincam em serviço, principalmente à noite;
  • Levem medicamentos básicos, pois eles não são facilmente encontrados na ilha;
  • A comida típica da região costuma ser apimentada e, para aqueles que não estão acostumados recomenda-se tomar cuidado;
  • Levem roupas leves e não esqueçam o protetor solar e o boné, pois o clima é muito quente e sol tende a lhe acompanhar por todos os dias de sua estada, com temperaturas acima dos 30 graus.
  • Algumas vezes você pode chegar em um dia e a sua bagagem no outro, recomendando-se que leve em uma bagagem de mão uma roupa extra e itens básicos higiene pessoal. Além disso toda a sua bagagem deve ser identificada para evitar problemas;
  • Reserve US$ 25 em espécie para pagamento da taxa de saída no aeroporto de Roatan, por pessoa. Cheques de viagem e Cartões de Crédito são aceitos sem problemas no Resort.

Onde Ficar

As opções de hospedagem são variadas, com excelentes hotéis para quem busca destinos de sol e mar, perfeitos para casais em Lua de Mel e principalmente para mergulhadores. Não espere encontrar hotéis 5 estrelas, pois os locais costumam ser mais simples, integrados à natureza. Posso assegurar que as comodidades de um 5 estrelas não farão falta neste paraíso !!!

Nesta minha ida optamos por ficar no Anthony´s Key Resort, localizado na parte noroeste da ilha, pela sua estrutura para mergulho, ambiente , e por abrigar em suas dependências o RIMS – Instituto de Ciências Marinhas de Roatan, que efetua estudos sobre a vida marinha nas Ilhas e desenvolve atividades com os golfinhos da espécie Nariz de Garrafa, além do Museu de Roatan.

Seguem abaixo algumas opções de hospedagem:

  • Anthony´s Key Resort
  • CoCo View Resort
  • Fantasy Island Beach Resort
  • Bay Island Beach Resort
Danilo Trinchão
Administrador de empresas com MBA em Logística, ossui certificação em Dive Master pela PADI. Já participou de diversos campeonatos de fotografia subaquática, tendo mergulhado versos destinos o Brasil no Brasil e no Mundo.