Roupas de mergulho sob medida

Roupa de neoprene com defeito e a mesma consertada à direita.

Apesar da grande quantidade de lojas de mergulho pelo Brasil e variedade em modelos e tipos de equipamentos de mergulho, nem sempre essa disponibilidade atende a 100% dos mergulhadores, principalmente quando falamos sobre roupas de mergulho, pois cada mergulhador possui diferentes características físicas, variando bastante entre cada um.

Roupa-Sob-Medida2Um mergulhador pode ter um braço mais espesso que outro mergulhador, assim como uma cintura maior ou menor, e por aí vai.

A solução para esses casos, é adquirir uma roupa de mergulho fabricada sob medida, e hoje no Brasil, temos duas empresas bem conhecidas no mercado e que atendem essa demanda.

A Nemo Neoprene Sports do Rio de Janeiro e a Marina Sub de São Paulo, fabricam diversos modelos de roupas de neoprene sob medida, tirando o desconforto do mergulhador na hora da compra e do mergulho.

Roupa apertada no corpo, pode resultar em um mergulho ruim e desconfortável, pois esse “aperto” tira a mobilidade do mergulhador, e até pode prejudicá-lo com uma oxigenação ineficiente, além de poder provocar hematomas. Não é incomum as pessoas reclamarem do capuz apertando o pescoço, e por aí vai.

Por outro lado, roupas folgadas, permitem a entrada de água no interior da roupa, tirando a proteção térmica do mergulhador e não trazendo o benefício esperado.

Segundo o José Carlos da Nemo, o maior público de roupas sob medida, são pessoas com medidas de tamanho fora do padrão e que não conseguiram encontrar roupas adequadas ao seu perfil físico, e acabam buscando por roupas personalizadas.

“Aqui na Nemo, buscamos atender todas as necessidades e solicitações. Tamanho não é problema. Aliás, no final do ano passado, fiz uma roupa de mergulho azul e vermelha do Homem Aranha com todos os desenhos de teias e detalhes”, afirma José Carlos.

Tiradas as medidas e havendo em estoque a cor e o modelo desejados, uma roupa leva entre dois e três dias para ficar pronta. Caso contrário, será preciso encomendar a matéria prima.

Para tirar as medidas, o cliente deverá visitar a confecção para tirá-las ou preencher uma planilha que é enviada por e-mail.

Além das roupas de mergulho, atualmente também são confeccionadas roupas de surf, maratona aquática, vela, esqui, bóias para lavanderias, joelheiras, caneleiras, bolsas, máscaras e pescoceiras de Paint Ball, Capuz KMB e Ultralite (Mergulho Profissional), dentre outros.

No caso da Nemo, eles também fabricam peças de sustentação para crianças com necessidades especiais, e por incrível que pareça, não cobram por isso. Fazem doações !

Roupa-Sob-Medida1Milímetros ?

Isso não é problema, pois é possível confeccionar roupas customizadas de 2 à 8mm de espessura.

Além da confecção de roupas e acessórios, vale lembrar, que as duas empresas realizam consertos em roupas de mergulho que estejam danificadas ou rasgadas.

Mais informações:

Rio de Janeiro – Nemo Neoprene Sports

São Paulo – Marina Sub

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.