Saipan – 20 brasileiros no paraíso

Foto: WCommons

Saipan é a maior ilha das Ilhas Marianas do Norte com cerca de 115.39 km² e uma população de aproximadamente 63 mil habitantes. Fica a mais ou menos três horas de voo do Japão, de onde saem diversos voos diários para a ilha, que é banhada pelo Oceano Pacífico a leste e o mar das Filipinas a oeste.

Em Saipan o idioma falado é o inglês, mas também se fala o idioma local, chamado de Chamoru, falado por cerca de 20% da população.

Saipan1 A capital é Garapan

Depois da primeira guerra mundial, Saipan passou a ser controlada pelo Japão, mas em 15 de julho de 1944 (Segunda Guerra Mundial) os Aliados desembarcaram na ilha de Saipan para uma batalha de três semanas contra os japoneses para retomada da ilha.

Hoje em dia os Estados Unidos administram o território de Saipan, tendo muita influência na indústria, comércio e cultura, mas os japoneses também têm grande parte cultural na ilha, onde na maioria das lojas de Saipan, existem funcionários que falam fluentemente o idioma japonês, assim como nas operadoras de mergulho. Todos tem pelo menos um instrutor japonês e muitas operadoras, o proprietário é japonês.

As praias são paradisíacas, com areias brancas e coqueiros a beira-mar, um lugar próximo do que podemos chamar de paraíso.

Os mergulhos mais conhecidos são:

  • Lau Lau Beach
  • Obyan
  • Grotto
  • Eagle Ray City
  • Ice Cream
  • Chinsen Maru/Ship Wheck
  • Banzai Cliff
  • Wing Beach
  • B-29
  • Dimple
  • Naftan
  • Forbidden Island
  • Spot Light

A temperatura da água gira em torno dos 28 a 30 graus Celsius em pleno inverno, e a vida submarina é fantástica, onde é possível encontrar tubarões, arraias, imensos cardumes e uma diversidade fantástica de peixes e seres coloridos e exóticos.

Entre os pontos, podemos destacar os naufrágios da segunda guerra mundial, entre eles um Boeing B-29, igual ao modelo utilizado pelos Estados Unidos para levar as bombas atômicas para Hiroshima e Nagasaki. Este naufrágio está todo desmantelado, mas a história é parte de Saipan, e a visita se torna interessante.

Outro naufrágio é um navio conhecido como Chinsen Maru, também praticamente todo desmantelado e com uma visibilidade fantástica, girando em torno dos 30 metros com uma vida marinha maravilhosa, encontramos inúmeras tartarugas e peixes de grande porte. O naufrágio não deve ser deixado de lado, a proa aflora na superfície e deixa o naufrágio lindo, imponente e fantástico, maravilhoso para um mergulho.

Em Eagle Ray City onde podemos ver um cardume gigantesco de arraias, e em nosso último mergulho no local contamos 41 arraias. O ponto fica somente a 10 metros de profundidade, e o mergulho passa fácil de uma hora, ótimo para quem realiza filmagens e fotos subaquáticas.

Grotto é o ponto mais famoso da ilha, uma gruta imensa e com uma navegação rápida por dentro da gruta, se alcança o outro lado, onde os mergulhadores saem diretamente para o abismo e o mar aberto. Atualmente é permitido mergulhadores avançados e os mergulhadores locais não permitem que ninguém passe para o lado do abismo, devendo curtir a vida dentro da gruta.

O ponto que mais nos impressionou foi Obyan, uma visibilidade fantástica, passando tranquilo dos 50 metros, onde se encontra uma variedade imensa de peixes e seres, que conta com um fundo de cascalhos e corais moídos pelo tempo e pelos peixes-papagaio, deixando o lugar praticamente com suspensão zero, mesmo com a agitação dos mergulhadores, pois o fundo é pesado, não fica suspenso por muito tempo, e a visibilidade fica sempre excelente.

Já Lau Lau Beach, é um ponto de praia onde os mergulhadores andam com um cilindro S-80 pendurado nas costas por pelo menos 200 metros, sobre o arrecife de corais mortos, um mergulho cansativo, mas que vale a pena. Fizemos um mergulho noturno para experimentar o local, e encontramos imensas arraias e um tubarão galha branca, assim como toda aquela vida exótica.

Como chegar lá

Existem inúmeras companhias com pacotes para Saipan, a Equipe Mergulho ajuda os mergulhadores brasileiros a entrar em contato com estas agências, onde os pacotes variam de US$360 à 1350. A grande variação de preços é devido aos feriados japoneses (três vezes ao ano), onde os preços quadruplicam devido a grande procura, mas durante o ano todo o valor é de mais ou menos US$ 400.

Com saídas diárias dos três principais aeroportos japoneses (Narita em Tóquio, Kansai em Osaka e Centrair em Nagóia), o mais incrível é que mesmo nestes pacotes de 360 dólares, já estão inclusos as passagens aéreas, ida e volta (Japão), translado aeroporto hotel aeroporto e também o hotel. Além disso, na maioria da vezes, quatro mergulhos de praia, que são facilmente trocados pelos embarcados por uma pequena quantia.

Outro fator que pode alterar um pouco o valor do pacote é o hotel, que por um pequeno valor, muitas vezes vale a pena reservar um hotel um pouco melhor, não por luxo, mas por comodidade.

Dicas

Leve roupas finas, pois os mergulhadores locais descem somente de bermuda, mas recomendamos uma roupa de neoprene fina, uns 2 ou 3 milímetros está ótimo para quem vai realizar diversos mergulhos repetitivos.

Para superfície, roupas leves também, não esqueçam os óculos de sol, pois a areia é muito branca e é difícil enxergar, o que pode ser até prejudicial à visão para quem não está acostumado.

Saipan2Na hora das compras de alimentos, procurem os supermercados locais onde o preço chega a uma diferença de 80% se comparado com os valores nos hotéis. Para uma boa alimentação, existem inúmeros restaurantes como o Hard Rock Café Saipan no Shopping Center da ilha. Uma boa dica de restaurante é um em estilo japonês chamado de Yakiniku, ou seja, carne assada, onde existem inúmeros pratos que o próprio cliente pega o que quer e assa diretamente em sua mesa, mas também há restaurantes italianos, etc…

Na hora de comprar a passagem, o ideal é pegar nas agências, quando se trata de comprar a passagem diretamente, o valor é mais em conta, mas no final das contas, se for reservar o hotel e os mergulhos separadamente, sairá muito mais caro.

Outra dica é quanto a bagagem, muito cuidado para não ultrapassar o limite estipulado pela companhia aérea, que varia de companhia para companhia, até o volume e tamanho da bagagem.

Para quem quiser ir a Saipan, pode entrar em contato com a Equipe Mergulho pelos telefones 090 4865 9886 e 090 2183 7374 ou pelo e-mail: mergulho@mergulho.jp .