San Andrés e suas belezas

Foto: WC

É uma ilha colombiana de 44 Km², que forma um arquipélago composto também pelas ilhas de Providência e Santa Catalina, que está localizado no Mar do Caribe a 480 milhas a noroeste do território continental da Colômbia.

Colombia4O clima é tropical, amenizado pela brisa marinha. As condições para mergulho são: temperatura da água em torno de 26ºC e profundidades dos sites variando entre 10m até paredões verticais que chegam até 300m, as correntes quando ocorrem são bem fracas e a superfície da água  não costuma apresentar ondulações grandes.

Os pontos de mergulho estão localizados em ambos os lados da ilha com acesso fácil e rápido. A visibilidade média para mergulho é entre 20 a 30m, podendo chegar a bem mais nos sites afastados da costa. Destacam-se os seguintes:

Las Piedras

Mergulho avançado, são três pedras a beira do paredão, a primeira as uns 25m e a ultima por volta dos 40m. São recobertas de gorgônias e esponjas, vi garoupas grandes e cardumes de sardinhas. Está localizado à frente do Blue Wall, um pouco a esquerda.

Colombia1Blue Diamond

Naufrágio de um barco que foi apreendido com drogas e afundado pela marinha colombiana tiro de canhão, está raso, máximo 12m e com os porões detonados, mas dá para fazer umas penetrações tranquilas.

Blue Wall

Paredão que começa a uns 15m, logo a esquerda tem a corrente de um rebocador que está encalhado perto da praia e seguindo em frente tem uma falha tipo greta que avança paralelo e reencontra a parede mais na frente. Ao final do mergulho dá para dar um passeio no naufrágio do rebocador que fica bem raso (3m).

Palácio de Las Chernas

Paredão com uma gruta que começa por volta dos 30m e desce até perder de vista.

Las Esponjas

Faz jus ao nome, tem esponjas enormes e muito bem conservadas.

Como Chegar
Para chegar até lá é necessário fazer conexão via Bogotá, com vôos pelas companhia Avianca. O idioma falado no local é o espanhol, e a moeda utilizada é o peso colombiano, o dólar americano pode ser trocado em casas de câmbio ou no próprio hotel.

Colombia2Um passeio pela ilha pode ser contratado a preço fixo previamente ajustado com os motoristas de táxi, ou através de aluguel por hora de motonetas, quadriciclos ou carrinhos elétricos de golfe disponíveis em locadoras próximas dos hotéis.

Fuja dos locais turísticos cheios de guias estridentes (Cueva de Morgan, Hoyo Soplador, etc) e procure apreciar a beleza das praias espalhadas ao redor da ilha. O comércio local é composto de roupas, perfumes, bebidas e eletrônicos de baixo custo, lembrando muito as bugigangas “made in Paraguai” que são vendidas pelos camelôs das grandes cidades brasileiras.

Pelo que se pode observar no check-in de retorno no aeroporto, os colombianos fazem a festa.

Não se verifica na ilha nenhum sinal da situação política conturbada da Colômbia.

Colombia3Operadoras

  • Divers Dream
  • DivePro
  • San Andres Divers
Carlos Montechi
Fotógrafo submarino e já viajou e mergulhou em diversos outros países do mundo e ganhou diversos prêmios de fotografia submarina. É reconhecido como um dos melhores fotógrafos subaquáticos do Brasil, sendo um dos mais antigos colaboradores do site Brasil Mergulho.