Serra do Cipó

Distante aproximadamente 100 km de Belo Horizonte-MG, a Serra do Cipó é conhecida mundialmente por sua beleza ímpar e suas diversas cachoeiras. Transformada em parque ecológico e área de preservação ambiental, esta belíssima área muitos turistas e conta com excelente infraestrutura de apoio, como restaurantes, campings e pousadas.

As cachoeiras são as atrações da Serra do Cipó e várias delas possuem um lago, possibilitando o mergulho, onde alguns deles, é possível realizar mergulho autônomo. Uma delas, é a cachoeira da Pousada Monjolos, onde o acesso é feito passando pela pousada e o acesso requer autorização, sendo melhor se hospedar nela e realizar o mergulho depois.

A visibilidade chega alcançar os 7m e profundidade chegando aos 8m. Há muitas pedras no fundo e diversos peixes estão presentes no local. A temperatura média da água gira em torno dos 18ºC, e o uso de lanterna ajuda bastante durante o mergulho.

Uma cachoeira interessante é a da Usina, formando vários poços, sendo necessário verificar qual poço mergulhar. Essa cachoeira é aberta ao público, não sendo necessária autorização prévia. A profundidade em em torno dos 5m apenas.

A melhor época para mergulhar na Serra do Cipó é no inverno, quando chove menos. A chuva causa um aumento de sedimentos na água e diminui a visibilidade.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.