Site é criado para quem deseja ser um profissional do mergulho

Foto: Clécio Mayrink

Já imaginou trabalhar num paraíso tropical como o Caribe ?

Como um profissional do mergulho, é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo e viver uma vida que muitos apenas sonham.

Mas esta é uma decisão que deve ser tomada com responsabilidade. Trabalhar com mergulho é uma atividade muito prazerosa, mas também, requer dedicação e comprometimento.

Muitos olham apenas o lado do mergulho para decidir ser um divemaster ou um instrutor, mas esquecem de ver a rotina que ele tem fora do mergulho.

A rotina de um instrutor de mergulho não é nada fora do comum, mas você deve se identificar com ela. Ele será responsável, por exemplo, por preparar as operações de mergulho, fazer manutenção nos equipamentos, recarregar os cilindros e receber clientes no dive center.

A indústria do mergulho está em ampla expansão no Brasil e no mundo, e a demanda por profissionais qualificados é grande. Mas como ter sucesso neste mercado ?

Vemos em vários locais pessoas falarem que instrutor de mergulho não ganha dinheiro ou que é difícil arranjar emprego, mas será que esses instrutores estão trabalhando de forma correta ?

Na verdade, não. Como qualquer outra profissão, para ter sucesso, é necessário ter uma boa qualificação, ampliar seus conhecimentos além do básico, como vendas e línguas, e vestir a camisa da empresa.

A qualidade de sua formação será essencial para te tornar um profissional de sucesso no mercado de mergulho, e isso não vale apenas para os cursos de nível profissional. A sua base como mergulhador é extremamente importante, e é no curso básico que você irá aprender os fundamentos do mergulho, desta forma sempre pesquise a qualidade da escola e a experiência do instrutor antes de analisar o valor final do curso.

Invista em seu desenvolvimento.

Um bom profissional de mergulho deve falar outros idiomas, saber vender e ajudar a divulgar seu dive center fazendo marketing, por exemplo. Você pode buscar uma licença para pilotar embarcações ou um curso para fazer manutenção em compressores de mergulho.

Trabalhar com mergulho pode ser uma ótima opção para quem quer um estilo de vida mais saudável, viajar ou ter mais contato com a natureza.

Mas antes de decidir mudar de vida, tire todas as suas dúvidas. É muito importante pesquisar sobre os diferentes níveis profissionais para trabalhar com mergulho, quais são os cursos que você deve fazer, como você pode arrumar um emprego depois de certificado.

Você pode achar essas e outras informações no portal www.QueroTrabalharComMergulho.com.br

Este é um portal exclusivo para quem quer saber mais sobre a carreira de divemaster e instrutor de mergulho.

Não deixe de acompanhar o blog do portal. Semanalmente temos textos sobre as principais dúvidas na hora de se decidir ser um profissional do mergulho, além de outras dicas.

Fernanda Paiva
Nascida em Resende-RJ, é formada em Administração de Empresas. Mergulha desde 2011 e fundou a operadora Let’s Dive, em Maceió-AL. Atualmente é PADI IDC Staff Instructor, formado mais de 300 alunos e realizado mais de 3.000 mergulhos. É mergulhadora técnica com várias especialidades.