Sites de comparação de preços de hotéis X Problemas

Apesar de não estar ligado diretamente ao mergulho, resolvi escrever sobre esse tema, uma vez que muitos mergulhadores utilizam sites para efetuar suas reservas em hotéis ao redor do mundo.

Esses sites visam ajudar o turista a encontrar diárias de hotéis com tarifas mais baixas, e eles recebem uma comissão quando você reserva e se hospeda.

Quando vamos viajar, obviamente buscamos ter o melhor em termos de conforto, segurança e baixo custo, e atualmente, a internet é o principal canal para a obtenção de informações sobre os destinos, atividades e estruturas disponíveis, mas ao planejar uma viagem sem o uso de uma agência, é preciso analisar todos os aspectos com calma, para não cair em uma “roubada”. Havendo algum problema, tudo será mais complicado de ser resolvido devido à falta de suporte.

Hoje, os sites de reserva de hotéis já conquistaram os brasileiros, mas é preciso ter atenção especial antes de efetuar a reserva, em virtude de alguns problemas relatados pelos turistas.

Leve em consideração que eses sites normalmente possuem milhares de hotés cadastrados, muitas possibilidades em reservas, e tudo que é muito grande, de uma forma ou de outra, acaba saindo do controle, e devemos dar uma atenção especial.

Vejamos alguns exemplos…

Pagamento Antecipado

Antes de efetuar a reserva, é importante verificar as condições impostas pelo hotel. A grande maioria permite um pagamento posterior, porém, alguns poucos, acabam exigindo o pagamento total ou parcial de forma adiantada, realizando o débito diretamente em seu cartão de crédito, e se por algum motivo você cancelar a reserva, alguns hotéis demoram a fazer o estorno.

Portanto, antes de efetuar qualquer reserva, leia as regras impostas pelo hotel.

Preço igual ou mais caro

Não são raras às vezes em que encontramos diferenciações no valor da diária de um mesmo hotel os sites de reservas. Em muitas ocasiões, valia mais à pena fazer a reserva diretamente com o hotel do que usando um desses sites, pois o preço era idêntico ou até inferior. Isso acontece com mais frequência em hotéis de grandes redes, e quando existe o pagamento antecipado, a diferença chega a alcançar os 50%.

Tradução automática

Como forma de facilitar a navegação do usuário, o Booking.com por exemplo, permite que você selecione a exibição do site em outras línguas. Por um lado, isso é bom para aqueles que não dominam o inglês, mas por outro, pode ser uma armadilha.

Algum tempo atrás adquiri uma reserva em um hotel pelo Booking, e ao chegar no hotel, me deparei com um quarto bem diferente do esperado, o que causou um descontentamento e chateação. A tradução automatizada errou e traduziu uma frase de forma incorreta. A dica é sempre verificar a oferta de reserva no idioma local ou em inglês, e levar uma cópia da reserva em papel na língua inglesa.

Numa outra situação, quando a exibição do site era feita em português, o hotel oferecia um quarto com banheiro, mas a informação correta em inglês, falava de um quarto com banheiro compartilhado. Por sorte, estava sozinho e seria apenas uma noite, caso contrário, seria bem desconfortável.

Políticas de cancelamento

Sem dúvida é um quesito a ser avaliado, pois todo e qualquer hotel deve permitir que o cliente cancele sua reserva, salvo nos casos onde o cliente adquire a estadia com um preço bem mais acessível.

A grande maioria dos hotéis acaba permitindo o cancelamento da reserva se for feita com certa antecedência, porém alguns poucos, acabam tendo regras mais rígidas. Procure verificar antes.

Reserva feita não é reserva garantida

Tempos atrás um parente meu realizou uma reserva também pelo Booking com meses de antecedência, e faltando apenas 10 dias para a tão sonhada viagem, recebeu um e-mail informando que o hotel onde a reserva havia sido feita, não fazia mais parte da lista de hotéis conveniados ao Booking, e não houve sequer uma prestação de ajuda ao cliente na tentativa de conseguir uma nova reserva em outro hotel, deixando o cliente literalmente na mão.

Assim como ocorreu com ele, há outros relatos de pessoas reclamando desse mesmo tipo de problema. Todas elas ficaram sem suporte e acabaram tendo que buscar outros hotéis pagando bem mais caro, por estar em cima da hora.

Recibo

Ao realizar a saída de um hotel (check-out), exija sempre o recibo de pagamento, pois ele será o seu comprovante de que não ficou nada para ser pago posteriormente. Esse recibo poderá ser usado como comprovante, mostrando que não ficou nenhum gasto a ser cobrado posteriormente em seu cartão de crédito em um lançamento futuro.

Conclusão

Realizando alguma reserva on-line, leia atentamente todas as regras e condições impostas pelo site e/ou pelo hotel, antes de efetivar a reserva com seu cartão de crédito.

É muito importante que a viagem transcorra bem como planejado, para que não se torne uma viagem desconfortável e ingrata.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.