Submarino soviético é encontrado na Suécia

Foto: Jonas Dahm - Deepsea Productions

Um submarino da classe Whisky, típico da década de 50 e comum na marinha soviética foi descoberto por acaso durante uma pesquisa de exploração do fundo do mar.

O naufrágio encontra-se em uma área da Suécia, comprovando que a Suécia estava tendo frequentes invasões dos submarinos do bloco oriental durante na década de 80.

Os inspetores entregaram as imagens e outras informações as autoridades suecas, porém, os militares afirmaram que não irão investigar o assunto, apesar do fato de que o comandante-chefe Bengt Gustafsson, acreditar que o submarino poderia ajudar a explicar alguns fatos.

O CEO da empresa de topografia que encontrou o submarino, Ola Oskarsson, acredita que novas investigações seriam necessárias para confirmar se o submarino foi perdido durante um reboque ou afundado por militares suecos.

Para Bo Rask, Chefe de Gabinete do Comando Tático Naval, não vê razão realizar novos mergulhos no naufrágio a esta altura.

Segundo o ex-chefe do Estado Maior de Defesa, Bengt Gustafsson, existe a possibilidade de que este submarino seja um polonês e que poderia ter sido atingido por granadas pelo caça-submarino Utö, na década de 1980.

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.