Suporte de Cabide – Perdendo peso para a bagagem

Foto: Clécio Mayrink

Quem aqui nunca teve problemas com o peso excessivo da bagagem antes de pegar um voo ?

Esse é um problema comum dos mergulhadores, principalmente naquele último dia de mergulho em que temos que secar mais rapidamente a roupa de neoprene, para que ela tenha um peso menor, pois quando está encharcada, seu peso aumenta consideravelmente, e consequentemente o mergulhador acaba tendo um peso “extra” na bagagem.

Após algumas trocas de mensagens no Facebook, recebi algumas dicas de alguns mergulhadores, mas acredito que encontrei uma solução simples, de baixo custo e fácil de ser levada em viagem… um suporte plástico de cabide para portas.

Como nem sempre temos uma varanda disponível no quarto para deixar o material secado ou um banheiro com um suporte para pendurar a roupa de mergulho, o jeito é improvisar utilizando um suporte de cabide.

Visitando uma loja do tipo “tudo por 1 dólar”, encontrei um suporte de cabide para portas que serve perfeitamente para pendurar a roupa de mergulho na porta do banheiro, por exemplo, e deixá-la secando até o momento de arrumar as malas.

Dessa forma, é possível fazer com que toda a água absorvida pela roupa de mergulho, escorra com naturalidade, deixando a roupa secar mais rapidamente e diminuindo bastante o peso da bagagem, eliminando possíveis transtornos na viagem.

Foto: Clécio Mayrink

Compra do suporte

Esses suportes podem ser encontrados em lojas de acessórios para banheiros ou em lojas do estilo “tudo por 1 dólar ou 1 real”, mas não recomendo a compra de um suporte com fixação por pressão, aqueles com ventosas na parte traseira.

A roupa de mergulho mesmo estando seca, possui um peso excessivo e o suporte com ventosa não consegue ficar fixo na parede e acaba caindo junto com a roupa, mesmo estando em superfícies lisas, como mostra a foto ao lado. Fica a dica.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.