Taurus

Foto: Guilherme Silvestre

Data: 03/05/2006 às 9:56hs

GPS: 8º 04,203′ S / 34º 45,183′ W

Localização: Recife

Profundidade (m): 26

Visibilidade (m): 10 – 40

Motivo: Afundado para criação de recife artificial

Estado: Inteiro

Carga: Vazio

Tipo: Rebocador

Nacionalidade: Brasil

Dimensões (m): 28 / 7 / 4

Deslocamento (t): 240

Armador: Wilson, Sons

Estaleiro: MacLaren

Propulsão: 2 motores à diesel

Fabricação: 1976

Notas:

O afundamento foi uma realização da Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco (AEMPE), com a participação da maioria das empresas do setor. O processo foi acompanhado pela Capitania dos Portos de Pernambuco, Grupamento dos Bombeiros Marítimos, IBAMA e apoio logístico das embarcações das operadoras Aquáticos e Seagate.

O projeto “Parque de Naufrágios Artificiais” envolveu a comunidade acadêmica através das universidades UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, UPE – Universidade de Pernambuco e UFC – Universidade Federal do Ceará, com projeto científico de acompanhamento do processo de colonização e ocupação biológica dos naufrágios Taurus, Saveiros e Mercúrius.

Agradecimentos especiais

A empresa Wilson Sons, na pessoa do Sr. Hélio Vaisman, que doou as três embarcações à AEMPE. Além da doação, a Wilson Sons proporcionou todo apoio na preparação, limpeza e logística de reboque das embarcações até os pontos determinados.

Sr. João Carlos Feijó e o Sr. José Mário Lobo, pessoas que tiveram participação decisiva para o sucesso do empreendimento;

Prof. Fábio Hazin e sua equipe, entre eles Alessandra Fischer e Douglas Santos, responsáveis diretos pelo projeto científico e da realização do Estudo Ambiental Simplificado.

Imagens:

Redação
Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.