Titanium Line Cuter – Um cortador multiuso

Até algum tempo atrás, era comum ver mergulhadores utilizando grandes facas de mergulho na perna, cujo objetivo principal, era se proteger de um eventual cabo ou algo que viesse a segurar o mergulhador embaixo d´água.

Com o tempo, surgiram cortadores de cabos com menor tamanho, tendo uma lâmina fixada em uma base plástica.

Neste novo formato, o mergulhador facilmente consegue cortar uma linha de pesca ou cabos com pequeno diâmetro.

Apesar de muito útil, o equipamento em si, era um pouco frágil e só permitia o uso, quando o mergulhador não estivesse usando luvas de mergulho, pois não era possível segurar o cortador de forma eficaz, enquanto o mergulhador estivesse usando as luvas.

Hoje esse conceito mudou, e atrelado as proibições quanto ao uso da faca em diversos pontos de mergulho em todo o mundo, principalmente em parques marinhos, o uso de cortadores de cabos vêm sendo ampliado a cada dia entre os mergulhadores.

Recentemente foi apresentado a nossa equipe, o novo cortador da um fabricante de equipamentos relativamente novo no mercado. Digo isso, pois a marca é nova, mas o que está por trás dela, detém anos de experiência na fabricação de equipamentos de mergulho.

O cortador em questão, chama-se Titanium Line Cuter, da marca Hollis, uma empresa com sede nos Estados Unidos, e que agora, está com uma representação no Brasil.

O Titanium Line Cuter possui uma lâmina em forma de curva, para cortar linhas de pesca e cabos com diâmetro reduzido. Se o cabo possuir um diâmetro maior ou for necessário cortar algo com dimensões superiores ao cortador encurvado, há uma lâmina na parte inferior do equipamento, permitindo um corte fácil pelo usuário.

Na parte superior há um pequeno vão, ideal para a quebra de espinhos de peixe, sendo um facilitador aos praticantes de caça-submarina.

O cortador foi desenhado para um encaixe perfeito na mão do mergulhador, e vem com uma bainha para ser fixada no colete equilibrador, na cinta do computador, ou simplesmente colocado em um bolso.

Este acessório é simples, leve e extremamente útil para qualquer modalidade de mergulho, trazendo uma proteção à mais ao mergulhador enquanto submerso.

E para quem que já se “enroscou” em uma linha de pesca ou cabo, sabe o quanto esse acessório é útil embaixo d´água.

O equipamento já pode ser encontrado nas melhores lojas de mergulho do mercado.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount). É juiz internacional de apneia pela AIDA e foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008. Foi o idealizador do site Brasil Mergulho criado em 1998 (MTB 0081769/SP), atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.