U-128

Data: 16/05/1943

GPS: 10º 00′ S / 35º 35′ W

Localização: A 10 milhas da costa do Estado de Alagoas

Motivo: Cargas de profundidade MK-44

Tipo: IX C

Nacionalidade: Alemanha

Comandante: Capitão Tenente Hermann Steinert

Atacantes: Aviões Mariners do VP-74 / P-6 / P-5 e destroiers Moffett e Jouett

Nota:

Ao nascer do sol, dois aviões Mariners avistaram a 18 milhas de distância, um submarino navegando na superfície, e atacaram imediatamente.

O primeiro lançou bombas de profundidade MK-44 após a submersão. Os dois aviões sobrevoaram a área até que a proa do U-boat foi vista chegando a superfície. O segundo Mariner atacou o submarino já parado na superfície com suas cargas de profundidade MK-44. Quando a nuvem de água pulverizada baixou, o submarino estava imóvel, e no centro da área convulsionada.

A guarnição nazista estava atenta aos atiradores dos canhões de ambos os aviões atacantes, que despejaram 4.500 balas de calibre 50, contra o submarino, durante as 20 passagens. O U-boat tentou retomar a marcha, tentando mergulhar.

Após lançamento da última carga de profundidade, as máquinas do submarino pararam e a tripulação abandonou o barco.

Os destroiers Moffett e Jovett atacaram com tiros de canhão o submarino. O U-boat levantou a proa e afundou rapidamente, e os navios ingleses recolheram 47 homens da tripulação e 7 morreram a bordo.

Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.