Um pouco sobre Curaçao

Foto: Divulgação

Com mais de 50 nacionalidades convivendo entre seus 150 mil habitantes, Curaçao é diversa na composição de sua população e atrações. A peculiaridade da ilha a torna muito original perante outras da região. Com grandes influências afro-caribenhas o maior carnaval do Caribe acontece todo ano assim como grandes festivais musicais.

Os brasileiros identificam-se tanto com a festa quanto com a população acolhedora.

A ensolarada Curaçao está localizada no mar do Caribe onde também estão outras ilhas que faziam parte das Antilhas Holandesas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A capital Willemstad foi eleita um dos seis Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.

uas construções preservam tradicionais e autênticos prédios de arquitetura dos países baixos, criando um perfeito equilíbrio entre a atmosfera europeia e o clima caribenho.

A estrutura do recente país, independente desde 2010, é digna de receber turistas do mundo todo. O aeroporto internacional Hato é o maior do Caribe, com uma pista de 3.410 metros de comprimento que lhe permite receber aeronaves de grande porte. Nos portos, são duas opções: o Mega Píer para os grandes navios de cruzeiro, e o Mathey Werf para embarcações de médio porte.

O clima é convidativo e mesmo quando há chuva a quantidade é baixíssima, segundo informações de um dos maiores sites de meteorologia, Weather. Em seus meses mais chuvosos (outubro, novembro e dezembro) o índice pluviométrico é sempre abaixo dos 100 milímetros.

Para aproveitar o clima, atividades não faltam e os esportes aquáticos como Stand up paddle, kite surf, windsurfe, mergulho e passeio de submarino são algumas opções. São 38 praias de águas calmas e cristalinas na costa protegida pelo sudoeste. No porto de Bapor Kibra fica o Curaçao Sea Aquarium, único no mundo com sistema de águas abertas, ou seja, incorporado ao mar.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É possível alimentar animais como arraias, tartarugas marinhas e tubarões durante um mergulho, e também assistir aos shows de golfinhos e leões marinhos.
As variadas influências da cultura estão presentes na gastronomia de Curaçao. A culinária é rica em peixes e frutos do mar, e pratos típicos da cultura holandesa, espanhola, africana e asiática também são oferecidos nos restaurantes. Os famosos fast foods internacionais também fazem parte do cardápio.

Uma característica muito marcante da cultura local é a música, e com tantas opções de casa noturnas, pubs, bares e shows a vida noturna de Curaçao é agitada. O grande número de festivais e eventos musicais como Curaçao North Sea Jazz Festival e o Curaçao International BlueSeas Festival, proporcionam noites ainda mais interessantes. Com tantas opções o guia Curaçao Party Guide será de grande ajuda. E se a sorte está ao seu lado, Curaçao tem diversos cassinos em quase todos os hotéis que são abertos ao público e muito procurados pelos turistas.

Compras normalmente não são associadas a uma viagem ao caribe, mas em Curaçao é possível encontrar shoppings e centros comerciais, além do bairro de Punda na capital Willemstad. Nesses locais são encontradas lojas internacionais e produtos de todos os tipos como bebidas, perfumes, eletrônicos, roupas e acessórios.

Se você pretende ir a Curaçao e deseja mais informações, entre em contato com a Secretaria de Turismo de Curaçao em São Paulo, pelo telefone (11) 3165-3462.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Redação

Se você possui mais informações sobre o assunto acima, entre em contato com a nossa equipe e ajude a tornar este site ainda mais completo. Isso ajudará os mergulhadores e todos aqueles que estiverem buscando por mais informações.