Uma solução em pulseira para computadores de mergulho

Pulseira em nylon com os adaptadores e chaves para substituição

Alguns computadores de mergulho do estilo relógio são encontrados no mercado usando modelos próprios de pulseiras, isto é, pulseiras que só podem ser usadas com o respectivo modelo.

Muitas vezes isso acaba sendo um transtorno para o mergulhador, pois havendo a necessidade de substituí-la, obrigatoriamente será necessário adquirir a pulseira original, que normalmente acaba tendo um custo mais elevado, sem falar na dificuldade de compra da mesma, caso o computador já esteja fora de linha.

Dependendo do uso, pulseiras fabricadas em borracha sintética também podem de uma hora para outra ter um rasgo, possibilitando a perda do computador pelo mergulhador, pois o computador sai do pulso de forma imperceptível.

Pensado numa solução para o problema, um mergulhador da Alemanha desenvolveu uma pulseira que se adapta em vários modelos de computadores de mergulho, possuindo um custo inferior em relação as pulseiras originais e sendo facilmente substituída pelo próprio mergulhador.

Hoje é possível adquirir esse tipo de pulseira diretamente na China, através de sites como o eBay, pagando algo em torno dos US$ 10 apenas.

É importante lembrar que você deve comprar a pulseira em nylon e que venha com os adaptadores, que são dois pinos metálicos que permitem o encaixe da pulseira junto ao corpo do computador de mergulho.

Também é importante medir a distância entre os encaixes da pulseira em milímetros, para saber a largura da pulseira a ser adquirida em relação ao encaixe no computador.

Nossa equipe recebeu um modelo de pulseira para teste e ela funcionou perfeitamente durante os mergulhos.

Logicamente usar a pulseira original é sempre a melhor opção, mas ter outras opções, também é sempre interessante para os mergulhadores.

Clecio Mayrink

Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em 1987 pela CMAS e realizou Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix (Mergulho Profundo) e de cavernas (Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount).

Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP) e atuou como consultor para a ONU, UNESCO, Segurança Pública, além de diversos órgãos públicos no Brasil.