V-Weight – Para que serve e como construir um

Este acessório nada mais é do que uma peça fabricada em chumbo ou aço inox, para ajudar dar mais lastro ao mergulhador técnico, diminuindo a flutuabilidade do mesmo. Para quem utiliza roupa seca, este acessório auxilia bastante, pois não só a roupa como o undergarment, podem deixar o mergulhador extremamente positivo, dependendo dos modelos utilizados.

Como o mergulhador técnico não utiliza cinto de lastro, com até 2 a 3Kg adquiridos com o V-Weight, este terá sua positividade reduzida.

Atualmente são raros os locais que dispõem deste acessório para a venda, alguns poucos o vendem em aço inox e com um custo bem alto devido ao preço do aço, e devido à simplicidade, você mesmo poderá fabricar um V-Weight com custo muito reduzido, pois a matéria prima é barata.

Para a fabricação você necessitará dos seguintes componentes:

  • 2 a 3Kg de chumbo – Material facilmente adquirido em ferro velho;
     
  • 1Kg de gesso – Adquirido em lojas de material de construção;
     
  • Um fogão e uma panela – Os dois serão utilizados para o derretimento do chumbo;
     
  • 1 parafuso com arruela e porca com retentor  em teflon,  ou  somente  2 parafusos* – Todos em inox – Conforme o tipo de V-Weight desejado, você necessitará de um para fixar o V-Weight ao Back Plate.

Construindo o V-Weight – Visão geral

Há duas possibilidades na fabricação de um V-Weight:

1 – Modelo encaixado entre o Back Plate e os cilindros

2 – Modelo encaixado entre o Back Plate e suas costas.

Particularmente prefiro o modelo entre o Back Plate e os cilindros, pois evita o contato direto entre a roupa seca e o chumbo propriamente dito.

Na foto ao lado, podemos ver um Back Plate preparado para o recebimento do chumbo derretido. Neste caso, o V-Weight ficará entre as costas do mergulhador e o BackPlate.

Note que nas extremidades dele está o gesso já endurecido, com a finalidade de segurar o chumbo derretido e para que fique retido neste vão. Bem no meio e antes de jogar o chumbo, você deve fazer um furo no Back Plate para colocar o parafuso que irá fixar o chumbo ao Back Plate.

V-Weight1Iniciando a fabricação

Faça o furo no centro do Back Plate para fixar o parafuso.

Pegue duas porções do gesso já semi endurecido, e coloque-o nas duas partes das extremidades do Back Plate para estes possam segurar o chumbo neste espaço.

Coloque o chumbo na panela, deixando no fogo.

Com o aquecimento da panela, o chumbo começará a derreter e ficar em estado líquido. Não respire a fumaça exalada, pois além de haver impurezas, essa fumaça é tóxica.

V-Weight2Quando o chumbo estiver totalmente no estado líquido, pegue a panela e jogue o chumbo entre os 2 gessos para que este faça o preenchimento desse espaço adequadamente. Tenha cuidado com as diferenças de temperaturas, pois o Back Plate estará muito mais frio e haverá um choque de temperaturas.

Após o derramamento do chumbo, agora é só aguardar o resfriamento  e depois retirar o excesso.

Feito isto, pronto !!!   Você já terá o seu V-Weight para o uso.

 

V-Weight5Modelo utilizado entre o Back Plate e os cilindros

Se você deseja ter este modelo, a diferença deste, está basicamente na fabricação do molde a ser utilizado.

 

V-Weight6Arrume uma peça metálica com uma dobra de 90º e coloque dois pedaços do gesso nas extremidades deixando com que os dois buracos dos parafusos que prendem o Back Plate nas cintas do cilindro, expostos para a passagem dos parafusos.

 

V-Weight3Ao lado, um V-Weight entre o Back Plate e os cilindros.

 

 

Duas peças de chumbo prontas para a utilização

1 – Modelo triangular para ficar entre o Back Plate e os cilindros

2 – Para ficar entre o Back Plate e as costas do mergulhador.

Clecio Mayrink
Nascido no Rio de Janeiro, ingressou no mergulho em apneia em 1983, no autônomo em 1986 pela CMAS e Dive Master em 1990 pela PADI. Hoje é mergulhador Técnico Trimix, Technical Cave Diver e Advanced Cave Side Mount / No Mount pela IANTD. Foi membro da expedição de mapeamento da Lagoa Misteriosa em Bonito-MS em 2008, idealizador do site Brasil Mergulho em 1998 (MTB 0081769/SP), atuando em diversas matérias e documentários no Brasil e no exterior. Também atuou como consultor para a ONU, UNESCO, além de diversos órgãos públicos no Brasil.